Arquivo Histórico de Joinville realiza palestra sobre acervos pessoais

Arquivo Histórico de Joinville | Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/06/2018 - 11:06 - Atualizada em: 04/06/2018 - 11:50

Nesta terça-feira (5), a partir das 19 horas, o Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) vai celebrar a 2a Semana Nacional de Arquivos, que ocorre de 4 a 9 de junho, com palestras sobre acervos pessoais e institucionais.

Realizada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa, a 2a Semana Nacional de Arquivos traz o tema “Governança, memória e herança” e tem o objetivo de abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda de patrimônio documental do país.

Para discutir a matéria, o AHJ vai receber duas especialistas no assunto. Uma delas é a historiadora Maria Teresa Santos Cunha, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Em sua palestra “Do local ao nacional: O imperativo da memória nos arquivos pessoais do/no tempo presente”, a historiadora vai apresentar os arquivos pessoais salvaguardados no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH/UDESC/SC), destacando suas práticas de constituição, conservação e uso tanto em nível institucional, como em nível pessoal, e apresentando a atividade como forma de operação (auto) biográfica.

Já a também historiadora Dóris Bittencourt Almeida, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falará sobre “Sensibilidades no guardar: o Arquivo de uma instituição de formação docente”, e vai apresentar a constituição do arquivo da instituição, apontando as possibilidades de salvaguardar diferentes documentos, preservando a documentação oficial e valorizando, especialmente, acervos pessoais de professores, bem como a produção de um acervo de memórias orais.

As palestras são abertas ao público e direcionadas a acadêmicos, historiadores, professores e profissionais atuantes na área da cultura. A entrada é gratuita e não é preciso se inscrever com antecedência.

O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650, Saguaçu. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.