Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Araquari instala primeiro local da cidade para depósito de lixo orgânico

Comunidade do Centro tem onde depositar seu lixo orgânico | Foto Jaqueline Ronsani

Por: Gabriel Junior

06/07/2018 - 08:07 - Atualizada em: 06/07/2018 - 08:44

A primeira composteira de Araquari foi instalada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) no Centro. Agora, a comunidade da região central da cidade tem um lugar para depositar lixo orgânico e colaborar com o meio ambiente. O local fica anexo à Praça Verde, onde funciona o estacionamento da Prefeitura de Araquari.

Com três divisórias de um metro e meio, a compostadeira começou a ser construída no dia 25 de maio. Com a instalação, os moradores podem depositar o lixo orgânico na bombona azul. Os sólidos orgânicos serão recolhidos por funcionários da Fundema e depositados na composteira.

Restos de frutas (casca, bagaço, caroço), legumes, verduras, casca de ovos, erva mate, chá, borra de café podem ser depositados na composteira.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Compostagem evita acúmulo resíduos sólidos orgânicos

A compostagem é a maneira mais adequada de tratar os resíduos sólidos orgânicos, evitando o acúmulo desse material em aterros sanitários e ajudando a preservação do meio ambiente, explica Mayara Pereira Silva, gerente técnica de gestão ambiental da Fundema.

Segundo Mayara, vários estudos apontam que pelo menos 50% do lixo residencial é orgânico e pode ser aproveitado na compostagem, transformado em adubo e utilizado no plantio de hortaliças, na jardinagem e na agricultura.

“Essa composteira é para a comunidade do Centro de Araquari e os resíduos que forem depositados nela, vão ser aproveitados em obras de revitalização de algumas áreas da cidade, nos projetos ambientais da Fundação e na arborização do município”, diz a gerente técnica da Fundema.

Se o projeto funcionar e obtiver a participação da comunidade, a Fundema pretende instalar uma composteira em cada bairro.

“Nosso objetivo é auxiliar na diminuição do lixo que vai para os aterros e gerar também resultados econômicos para o município, por meio de práticas sustentáveis”.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel Junior

Repórter de segurança pública e editor de conteúdos gerais