Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Araquari em alerta para baixa procura por vacina contra a gripe

As 49 unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h. Foto Divulgação/PMF

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/05/2018 - 15:05 - Atualizada em: 16/05/2018 - 15:10

A Secretaria de Saúde de Araquari está em alerta para a baixa procura por vacina contra a gripe no município. Seis unidades de saúde que possuem sala de vacinação oferecem a imunização contra o vírus da influenza (gripe).

Ao todo, 19% da população do Município, cerca de sete mil pessoas, fazem parte do grupo prioritário e devem se vacinar. Mas em 24 dias de campanha, somente 30% desse grupo já garantiu a imunização. A Secretaria Municipal lembra a população sobre a importância da vacina e informa que já foram registrados mortes provocadas pela doença em Santa Catarina.

Neste ano, foram confirmadas quatro mortes pela Gripe A (uma das variações da doença que podem ser evitadas com a vacinação). A enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula dos Reis, comenta que a meta da cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de 90% nos grupos prioritários e que para alcançar esse objetivo, os araquarienses devem aderir a campanha. “A população precisa entender que a gripe é uma doença que pode levar a morte.”

A Campanha Nacional encerra no dia 1º de junho. A vacinação é apenas um dos pilares do tripé de combate a gripe. Os outros são a prevenção e o tratamento. A prevenção é adotar as medidas de higiene e da chamada etiqueta da tosse, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar locais fechados e com aglomerações de pessoas, cobrir o rosto com lenço descartável ou com o antebraço ao tossir e espirrar e manter os ambientes ventilados. O tratamento deve ser iniciado assim que forem identificados os primeiros sintomas da gripe, que são febre alta, tosse seca, e dores pelo corpo. Quando não tratada a tempo, a gripe pode evoluir para formas graves, como pneumonia, e levar à hospitalização e ao óbito. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira os locais de vacinação:

Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano – Centro
Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral – Porto Grande
Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
Unidade de Saúde Nicanor Corrente – Itinga I
Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II

Horário de atendimento para vacinação:  
Segunda a sexta-feira: 8h30 às 12h e das 13h às 16h30

*Com informações da Prefeitura de Araquari.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação