Araquari e Balneário Barra do Sul decretam situação de emergência devido à chuva

Araquari e Balneário Barra do Sul foram as cidades mais atingidas pela chuva intensa neste fim de semana. Apenas no domingo (17), as duas cidades registraram mais de 200 mm de chuva. Ruas ficaram alagadas e a água invadiu casas e estabelecimentos comerciais nas duas cidades. Os estragos foram tantos que os prefeitos dos dois municípios decretaram situação de emergência. As aulas nas duas cidades também foram suspensas.

Em Araquari, de acordo com o coordenador regional da Defesa Civil Estadual, Antônio Edival Pereira, a região do Porto Grande foi a mais atingida. A água acumulada chegou a interditar a BR-280, na tarde deste domingo, depois que o rio Icaraí transbordou.

“Em Araquari há 25 adultos e seis crianças desabrigadas, porque a água invadiu a casa em que elas moravam. As famílias foram levadas para três abrigos provisórios. Na cidade há também 50 famílias desalojadas. Elas buscaram abrigo na casa de parentes”, explicou.

Ele reforçou também que a informação de que a ponte sobre o rio Icaraí caiu é falsa. Antônio Edival Pereira comentou também que, nesta segunda-feira a água já tinha baixado e as famílias devem fazer a limpeza dos imóveis.

Já a Prefeitura de Araquari informou que neste primeiro momento foi decretado situação de emergência para viabilizar a liberação e recursos para sanar os estragos da chuvarada. Em nota o órgão informou que alguns pontos da cidade choveu 312 mm. Pela manhã, o foco ainda era prestar auxílio as famílias atingidas, e em seguida começar a contabilizar os prejuízos.

As aulas retornam ao normal na terça-feira, 19. E as duas Unidades Básicas de Saúde atingidas, Centro e Porto Grande, reabrem para atendimento ao público a partir das 13h desta segunda-feira.

Na Barra do Itapocu, a rua Maringá, que dá acesso ao bairro, segue interditada para passagem de veículos pequenos. Na mesma região, a Estrada Morro Grande também está interditada. Nessas duas vias, servidores da Subprefeitura do Itapocu estão trabalhando para a liberação. Outro acesso ao Município afetado foi a Estrada Geral do Rio do Morro, que deve ser liberada ainda hoje.

Ruas viram rios em Barra do Sul

A forte chuva também deixou famílias desalojadas em Balneário Barra do Sul. Por lá a água tomou conta de várias ruas do Centro, Salinas e Costeira. Em alguns pontos não era possível transitar nem de ônibus.

Nesta segunda-feira a água já tinha baixado, conforme a Defesa Civil estadual. A cidade também decretou situação de emergência.

A chuva também ocasionou alagamentos pontuais em São Francisco do Sul e Itapoá. Em Garuva, houve deslizamento de terra, mas ninguém ficou ferido ou desalojado.

Quer receber as notícias no WhatsApp?