Os vereadores de Criciúma aprovaram o Projeto do Executivo (PE) Nº 49/2021, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (10). A aprovação autoriza o Município a conceder bônus por produtividade aos médicos que exercem atividades de atendimento de urgência e emergência na cidade.

Com isso, fica instituído o Bônus por Produtividade de Atendimento de Urgência e Emergência para os servidores ocupantes do cargo de Médico, em efetivo exercício na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Boa Vista e Centro de Triagem, pertencentes aos vínculos previstos na Lei Complementar nº 101/2013, por admissão através de contrato temporário (ACT) ou contrato emergencial.

O PE explica que será concedido no importe de R$ 5,00 por ficha de atendimento, sendo limitado a 20 mil fichas por mês, que compreende a soma dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas Boa Vista e Centro de Triagem.

O Executivo tratou ainda sobre os números de atendimentos realizados na cidade.

“No período de fevereiro/março de 2020 atendemos 7.084 pacientes e hoje o número de atendimentos no período de fevereiro/março de 2021 totaliza 15.721 pacientes, ou seja, houve aumento de 55%”.

O projeto destacou ainda que no ano de 2019, ano anterior ao primeiro caso de Covid-19 em Criciúma, a Secretaria tinha em seu quadro de servidores 25 médicos, hoje esse número é de 66 médicos, pois existe uma grande rotatividade de profissionais no setor da Emergência Médica.

“É necessário destacar a importância dos profissionais médicos diante do cenário mundial da pandemia e considerando os atrativos salariais das regiões vizinhas, resulta na maior dificuldade que enfrentamos diariamente, qual seja, contratar e manter o médico em nossas escalas de plantão".