Aprendizado com quem entende de meio ambiente

Programa ambiental existe desde 2011 e já passou por várias cidades catarinenses, inclusive Massaranduba e Schroeder - Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 07/04/2016 - 16:01

Proporcionar condições de aprendizado para que 31 estudantes das redes pública e privada de Guaramirim se posicionem como responsáveis pelo meio ambiente, por meio de atividades teóricas e práticas. Essa é a síntese do Programa Protetor Ambiental, desenvolvido pela Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental (PMA), com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Guaramirim. O projeto começou ontem à noite, com aula inaugural na Câmara de Vereadores, com palestra da cabo da PM Ambiental de Joinville, Josiane de Almeida Lara Raulino, uma das responsáveis pelo projeto na região.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Guaramirim, Simone Dalsoquio, esclarece que dos 31 alunos contemplados com a capacitação, com idades entre 12 e 14 anos, 26 são da Escola Municipal Padre Mathias Maria Stein e cinco alunos do Centro Educacional Carroussel, escola particular do município. O curso, que totaliza 180 horas, acontecerá às quartas-feiras, das 14h às 16h30, na sede da Polícia Militar de Guaramirim.

Para participarem da primeira turma de Protetores Ambientais, os selecionados se submeteram a 25 questões objetivas, que visaram identificar o interesse dos estudantes do 6º e 7ºs anos em relação à causa ecológica, com notas que variaram entre 5 e 8.8. Os participantes receberão uniforme completo – calça, camiseta, moletom, coturno, cinto, boné e cantil – e material didático personalizado no padrão da PMA.

“Acredito que esse curso só tem a enriquecer, porque vai despertar cada vez mais a necessidade de cuidado com o meio ambiente”, declara a diretora da Escola Municipal Padre Mathias Maria Stein, Maria Roseli Reinert Micheluzzi, que se mostra confiante com o despertar da cidadania dos participantes.

Os alunos vão aprender sobre a atuação da PM no meio ambiente, gestão de recursos hídricos, de resíduos, de flora e fauna, legislação ambiental e unidades de conservação. A Prefeitura assumirá o transporte entre as escolas e a sede da PM, e também os passeios ecológicos, que integram as aulas práticas.