Aposentados e pensionistas tem até 28 de fevereiro para fazer a prova de vida

Por: Windson Prado

28/12/2017 - 06:12 - Atualizada em: 29/12/2017 - 08:08

Aposentados e pensionistas que neste ano ainda não fizeram a prova de vida precisam se organizar. Se o procedimento não for feito até do dia 28 de fevereiro, esta parcela da população pode ter seus pagamentos bloqueados e até suspensos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A prova de vida é uma ferramenta do Governo Federal para inibir fraudes no sistema. Este procedimento precisaria ser feito até o dia 31 de dezembro de 2017, mas o governo decidiu prorrogar o prazo até o dia 28 de fevereiro, por causa do grande número de pessoas que ainda não fizeram a prova de vida.

Mas atenção, não é preciso comparecer a Previdência Social. A prova de vida é no caixa da agência bancária na qual o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Basta comparecer neste local levando um documento oficial de identificação com foto. Alguns bancos também fazem a comprovação usando o sistema de biometria.

Quem não puder ir até às agências do banco por causa de doença ou dificuldade de locomoção pode realizar o procedimento por meio de um procurador cadastrado no INSS. Dos mais de 34 milhões de beneficiários do INSS, quase 28 milhões já realizaram a comprovação de vida relativo a 2017.