A Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim está com três animais disponíveis para doação.

São duas fêmeas e um macho que foram apreendidos pela Polícia Militar após denúncias de maus tratos e constatação que os animais viviam em condições precárias.

A veterinária da Fundação do Meio Ambiente, Marister Câmara Canto, explica que os animais foram apreendidos pela polícia e encaminhados para a clínica credenciada pela Prefeitura.

O tutor, que criava os animais acorrentados, sem alimentação e água e em local inapropriado, foi preso em flagrante.

A prática de abuso e maus tratos a animais é crime previsto em lei (artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98), a punição é pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

Marister explica que é configurado abuso ou maus tratos manter os animais em local sujo, espaço pequeno ou acorrentados, sem alimentação ou água, doentes ou sem tratamento adequado.

“As pessoas precisam se conscientizar da sua responsabilidade enquanto tutores. Precisam dar condições para que os animais de estimação tenham qualidade de vida e seu bem-estar assegurado”, diz.

Ela enfatiza que qualquer forma de agressão, que cause dor e medo aos animais, é considerado crime e o tutor será punido. As denúncias de maus tratos devem ser feitas diretamente na Polícia Militar pelo 190 ou na Ouvidoria Municipal no 0800 643 1125.

Os animais apreendidos nesta ocorrência estão sendo tratados e já foram castrados, vacinados e microchipados.

Agora, estão sob a guarda da Fundação do Meio Ambiente e disponíveis para a adoção. Os interessados devem ligar Clinica Veterinária Gato Quilate 3273-8983.

Animais para adoção

Mico - É um macho de 2 anos de idade, castrado, vacinado e microchipado. Super dócil e brincalhão.

Foto Divulgação PMG

Diva - Fêmea com aproximadamente 6 anos Está castrada, microchipada e vacinada. É muito carinhosa e alegre.

Foto Divulgação PMG

Miga - Fêmea de 2 anos de idade. Também está castrada, microchipada e vacinada. Tem temperamento muito dócil, adora brincadeiras e é carinhosa.

Foto Divulgação PMG