Após uma segunda-feira de “verão”, a temperatura volta a despencar em Santa Catarina. Em Criciúma e região, a máxima não deve passar de 14 graus nos próximos dias.

Conforme a Epagri/Ciram, esta é a primeira massa de ar polar a atingir SC em agosto, provocando brusca mudança no tempo. Na terça-feira, uma frente fria passa pelo Estado, declinando as temperaturas nas regiões Oeste e Sul.

Nos dias seguintes, entre quarta e sexta-feira, as temperaturas permanecem baixas, com o avanço da massa de ar frio.

“Será um frio úmido, acompanhado por chuva. Com isso, não há previsão de temperatura negativa no Estado. Durante o dia, no entanto, as temperaturas não sobem muito e as máximas ficam em torno de 10 a 15ºC em grande parte das regiões”, informou a Epagri/Ciram.

Ventos fortes

Segundo a Defesa Civil do Estado, no decorrer desta terça-feira, a frente fria que avança para SC provoca chuva. Na retaguarda, um sistema de alta pressão gira o vento para o quadrante Sudoeste/Sul.

No Litoral e áreas próximas, o vento apresenta intensidade moderada a forte - entre 30 e 40 km/h - e rajadas entre 50 e 70 km/h entre a tarde de terça-feira e manhã de quinta-feira.

Na região Sul, o risco é moderado para ocorrências associadas ao vento intenso e persistente, alerta o órgão.

Confira a previsão da Epagri/Ciram*

Terça-feira (10/08):

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No fim da tarde e noite condição de chuva e trovoada isolada no sul do Estado, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

Temperatura: diminui no decorrer do dia do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões permanece mais elevada.

Vento: norte a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria chega a SC, associada a um ciclone extratropical no oceano.

Quarta e quinta-feira (11 e 12/08):

Tempo: instável com chuva, especialmente do centro ao leste de SC, devido à atuação de um cavado (área de baixa pressão) e da circulação marítima.

Temperatura: baixa em todas as regiões, especialmente na quarta-feira, com o predomínio de uma massa de ar polar no Sul do Brasil.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (13/08):

Tempo: nebulosidade variável com chuva do Planalto ao Litoral de SC, devido à atuação do cavado e da circulação marítima. No Oeste e Meio Oeste, chuva isolada na manhã, melhorando com aberturas no decorrer do dia.

Temperatura: em elevação no Oeste e amena nas demais regiões.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.


Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)