Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Por: OCP News Criciúma

14/01/2020 - 19:01 - Atualizada em: 14/01/2020 - 19:36

Após 16 dias da realização do primeiro transplante renal realizado no Sul catarinense e, consequentemente, o primeiro procedimento do Hospital São José de Criciúma, a paciente Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta hospitalar na manhã desta terça-feira.

“Esperei mais de um ano por esse momento e estou muito feliz de ir para a casa. Agora é retomar minha vida de onde ela parou, voltar a estudar e ter uma vida normal com os cuidados que são necessários. Quero voltar também a estudar e fazer um curso superior em Administração”, aponta Iasmin que reside atualmente em Criciúma.

O primeiro transplante renal do Sul do Estado ocorreu na madrugada do dia 29 de dezembro no Hospital São José.

O rim transplantado na paciente, veio da Central de transplantes de Florianópolis.

Todo processo contou com o apoio da equipe de médicos nefrologistas, anestesiologistas e urologistas da entidade, bem como equipe técnica responsáveis pelo serviço de transplantes do HSJosé coordenados pela médica Dra. Cassiana Mazon Fraga (CRM-9170/RQE-6382)e equipe de médicos especialistas com grande experiência no processo de transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. Fabian Pires (urologista) e Dr. Valter Duro Garcia (nefrologista) que auxiliaram em todo processo.

“A paciente evoluiu muito bem e hoje ela está indo para a casa sem precisar mais da hemodiálise. Este resultado é uma grande conquista para a nefrologia da região e para o Hospital São José. Agora é um trabalho de acompanhamento contínuo e de cuidados para a recuperação”, explica a médica Dra. Cassiana Mazon Fraga (CRM-9170/RQE-6382).

O primeiro transplante renal feito no HSJosé marca o início dos transplantes na região Sul catarinense e o hospital já se preparava para o serviço desde 2018.