Após mais de 2,5 mil votos, CoronaJac é o nome escolhido para o novo jacaré de Parque em Florianópolis

Foto PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

03/08/2021 - 16:08 - Atualizada em: 03/08/2021 - 16:11

Enfim, nomeado! CoronaJac foi o nome mais votado na enquete realizada pela Prefeitura e é escolhido como o nome para o novo jacaré do Parque do Córrego Grande. A votação foi feita nos stories do Instagram da Prefeitura de Florianópolis e teve a participação de milhares de seguidores da rede social.

Além de CoronaJac, outros dois nomes estavam na disputa: “Jack” e “Horácio”. Ao todo, de 4927 votos na enquete, CoronaJac recebeu 52,4% dos votos. O jacaré, que chegou ao local no ano passado, faz companhia para Harolda, jacaré-fêmea, já moradora do parque há alguns anos.

A espécie

O jacaré-do-papo-amarelo tem seu habitat no sudeste da América do Sul, sendo que 70% da espécie está localizada no leste do Brasil, principalmente no bioma da Mata Atlântica. Na maioria das vezes, sendo encontrado em ecossistemas costeiros como mangues, pântanos, lagos e rios. Seu risco de extinção é menos preocupante, porém deve ser monitorado devido o aumento das cidades diminuindo seu habitat.

A presença dos jacarés em áreas como o Parque do Córrego reforça a importância da preservação de corredores ecológicos entre áreas de conservação e áreas verdes em centros urbanos. Tanto a Harolda quanto o novo jacaré escolheram viver no parque, e só conseguiram entrar neste ambiente porque havia corredores nesta paisagem que possibilitou o deslocamento da espécie.

A visitação à Harolda e ao CoronaJac, no Parque Ecológico do Córrego Grande pode ser feita todos os dias, das 7h às 18h, respeitando, porém, os avisos distribuídos pelo local, por se tratar de um animal silvestre. O uso de máscaras dentro do Parque é obrigatório.

Endereço

  • Parque Ecológico do Córrego Grande, rua João Pio Duarte Silva 535, Córrego Grande.