Coleta começou a ser feita no início da tarde desta quarta-feira (26) | Foto PMF/Divulgação
Coleta começou a ser feita no início da tarde desta quarta-feira (26) | Foto PMF/Divulgação

Os trabalhadores da Comcap decidiram no final da manhã desta quarta-feira (27) pelo fim da paralisação que durou cerca de 24 horas e a tarde serão retomadas as coletas de resíduos sólidos em Florianópolis.

Inicialmente, os funcionários tinham decidido, no início da manhã, pela continuidade da paralisação. Mas após nova rodada de negociações e o atendimento aos pedidos dos trabalhadores, a greve foi encerrada por volta das 11h30min.

De acordo com nota emitida pelo Sintrasen, porém, a categoria segue em estado de greve e acompanhará a tramitação do projeto de concurso público na Câmara de Vereadores.

Segundo a Comcap, com o fim da greve, a coleta de resíduos sólidos está sendo retomada imediatamente. Serão feitos os roteiros usuais de quarta-feira e uma força-tarefa para limpeza do Centro da cidade.  Nesta quinta (28), será regularizado o serviço onde deixou de ser feito na terça-feira.

Serviço de coleta será regularizado gradativamente | Foto PMF/Divulgação

Veja como ficou no acordo entre o presidente da Comcap, Márcio Luiz Alves, e a direção do Sintrasem:

Rampa da estação de transbordo no CVR

A estação de transbordo do Centro de Valorização de Resíduo, no Itacorubi, será totalmente reformada, com investimento de R$ 246 mil. A obra já está em licitação e o andamento depende dos prazos legais. As condições de segurança para operar o local já foram avaliadas e definidas as áreas seguras para realização da atividade.

Relógio ponto

A Comcap está contratando serviço de controle de ponto. Instalação do sistema está prevista para iniciar em 25 de março.

Escala de folga aos sábados

A escala de folga aos sábados seguirá as mesmas regras praticadas no ano de 2018 e serão rediscutidos os horários de trabalho das equipes.

Equipamentos

Dos R$ 5 milhões licitados para investimento na coleta da Comcap, a Prefeitura de Florianópolis relançará os editais fracassados (vencedor desistiu de fornecer) para compra dos seguintes equipamentos:

2 caminhões caçamba 16 ton/5 m³

2 caminhões roll-on-roll-off 23 ton/25 ton

1 caminhão sucateiro vidro 23 ton/30 m³

3 caminhões compactadores 23 ton/19 m³

2 caminhonetes para coleta de orgânicos.

Já resultaram em sucesso, os editais para a compra de:

1 retroescavadeira 4x4, em fase de elaboração de contrato

4 quadriciclos 4x4, já licitados, em fase de elaboração de contrato

3 caminhonetes com caçamba 4x2, já licitados, em fase de elaboração de contrato

6 reboques metálicos, em fase de elaboração de contrato

30 caixas estacionárias

50 roçadeiras

5 motores para trator de roçagem (giro zero).

  • A Comcap já vem cuidando da renovação da frota da coleta seletiva e da mecanização da limpeza pública. Novas aquisições obedecerão planejamento para otimização dos recursos humanos e materiais da coleta e limpeza pública.

Concurso público

O projeto de lei complementar que cria o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Autarquia Comcap já foi encaminhado à Câmara de Vereadores.

Módulo 1

A construção do Módulo 1, espaço de suporte à equipe de limpeza pública do Centro, no aterro da Baía Sul, já conta com todas as autorizações e declarações de viabilidade. A Prefeitura de Florianópolis já contratou empresa para elaborar o projeto executivo (arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico). Deve estar pronto até 22 de março, quando será licitada a obra. A expectativa é que, se tudo correr bem, no início de maio possa ser assinada a ordem de serviço.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?