Por Natália Trentini

O sol agradável para se aquecer com as temperaturas mais baixas de outono deve permanecer só até este sábado (3). No domingo (4), a previsão da Epagri/Ciram indica que a chuva volta a predominar na microrregião, permanecendo até, pelo menos, quarta-feira (7).

As temperaturas para hoje alternam entre 17°C e 22°C, ficando mais agradáveis à tarde. Uma massa de ar frio e seco em deslocamento para o oceano influencia o sistema. No Planalto Sul, as mínimas esperadas para o amanhecer eram de 4°C. Na sexta-feira, cerca de 40 cidades localizadas entre o Oeste e os planaltos registraram temperaturas abaixo dos 10°C de manhã.

O domingo (4) apresenta avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, com risco de temporais isolados. O acumulado de chuva no Estado, de domingo a segunda, deve ficar entre 40 e 60 milímetros, sendo que nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte pode chegar aos 100 milímetros. Os termômetros ficarão entre os 21°C e 16°C.

“Devido à chuva dessa última semana, com nível de rios muito alto, pode haver problemas. Será a segunda semana com chuva seguida. Apenas dois dias de tempo seco é pouco”, comenta o meteorologista da Epagri/Ciram, Erikson de Oliveira. Como o solo encontra-se encharcado, por causa da chuva persistente da última semana, a população deve ficar atenta aos sinais de deslizamentos.

Na terça-feira (6), o indicativo de precipitação continua, porém, com períodos mais amenos. A previsão para quarta-feira é de chuva mais fraca na região.

O término deste novo período de chuva em Santa Catarina está previsto apenas para a sexta-feira (9), quando o sol volta a aparecer com mais frequência e a temperatura fica mais baixa, mas não há indicativo de fio rigoroso até o momento.