Por Natália Trentini
Em busca de doações para manter os atendimentos aos mais de 300 usuários, a Apae de Jaraguá do Sul vai às ruas para conquistar o apoio da população. Nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), ações estão programas para acontecer no município sede e também em Schroeder e Corupá, atendidos pela associação. De acordo com o assistente social e coordenador de eventos da Apae, David Crispim, a mobilização começa em empresas, escolas e instituições parceiras. O cronograma inclui passagem por oito locais, onde professores e estudantes irão pedir as doações. Já no sábado a ação acontece das 9h às 12h.
São dez ruas de Jaraguá do Sul e um ponto em cada uma das duas cidades da região. Crispim destaca que, diferentemente do ano passado, quando o dinheiro arrecadado foi destinado para aumentar os serviços com a contratação de dois profissionais, dessa vez o objetivo é manter as finanças.
Da mesma forma que a situação econômica do país afetou as famílias e negócios, a Apae precisou conter despesas. “Buscamos recursos como eventos, a gente têm convênios com as Prefeituras através de políticas de assistência, saúde e educação. Nos últimos anos, até mesmo o Fundo Social destinado às Apaes, caiu. Recentemente foi passado na Alesc para que não tivesse mais esse déficit”, comentou. Ainda em junho, no dia 23, a associação realiza a tradicional festa junina.