Apesar do hambúrguer ser um dos pratos típicos dos Estados Unidos, o lanche é muito popular em vários países do mundo, consumido desde meados do século XVIII de diferentes formas. Com temperos e especiarias diferentes, cada lugar tem a sua maneira de transmitir a essência e culinária local através dos lanches. Você sabe como são as diferentes versões do hambúrguer ao redor do mundo?

Foto: Pixabay

Estados Unidos

Quando se fala em uma refeição tipicamente americana, a maioria das pessoas costuma pensar em um hambúrguer suculento e saboroso. Não é à toa que o país é conhecido internacionalmente por conta dos clássicos sanduíches recheados com carne: o hambúrguer americano é feito com ingredientes que juntos compõem uma explosão de sabores e conquistam os mais diferentes paladares. Os lanches tradicionais, com queijo, alface e tomate são os mais populares, mas também há opções para quem gosta de explorar sabores diferentes, como de salmão ou vegetarianos, feitos de quinoa e cogumelos.

Itália

A Itália é mundialmente famosa pelas massas, mas também não deixa a desejar quando o assunto é hambúrguer! O país tem várias hamburguerias de qualidade e em muitos casos a culinária típica italiana é mesclada com as tradições norte-americanas, usando ingredientes, molhos, temperos regionais e também opções clássicas. Outro diferencial é a grande variedade de carnes, que vão desde as mais comuns, como gado, frango e peixe, até as mais inusitadas, como javali, cavalo, pato, cordeiro e avestruz. Apesar das massas serem as mais procuradas por turistas que visitam o país, também vale a pena dar uma chance para os sanduíches.

Coreia do Sul

O hambúrguer claramente não é um prato típico da Coreia do Sul, mas alguns estabelecimentos se dedicam a trazer para o país os costumes norte-americanos e oferecem sanduíches saborosos e inovadores. Ingredientes diferentes compõem os pratos e trazem a essência do país asiático, como trufas negras raspadas, cebola, aspargos, cogumelos, molhos, entre outras especiarias.

Espanha

O prato está em alta na culinária espanhola, fazendo sucesso entre a população, com matéria-prima de primeira qualidade. O hambúrguer gourmet típico espanhol é considerado um dos melhores do mundo, até mesmo para turistas que procuram uma opção mais informal. As lanchonetes especializadas em hambúrguer são uma ótima opção, com carne deliciosa e lanches que podem ser personalizados de acordo com o gosto de cada um. Nos lanches são encontrados ingredientes como queijo, jamón, bacon e cebola, além dos molhos apimentados, que são uma marca registrada do país.

Alemanha

Não importa se você é carnívoro ou vegano, na Alemanha sempre tem opções para todos os gostos e preferências. Parte da história do prato aconteceu no país, no século XVII, quando a ideia de fazer lanches com hambúrguer foi levada para açougues da cidade de Hamburgo, que era conhecida na época pelo comércio de carnes. Lá, foram desenvolvidas novas técnicas para moer carne e colocados temperos e especiarias diferenciados, tornando a opção um sucesso nas vendas locais, pois era saborosa e tinha baixo custo. Hoje, o foco vai principalmente para o acompanhamento principal e oficial do hambúrguer: a batata! Seja em porções de batata frita, doce, assada ou até cozida, os alemães não deixam a desejar. Também tem lanches com ingredientes diferenciados, para quem gosta de inovar: guacamole, teriyaki, abacaxi e amendoim são algumas das opções.

Grécia

Na Grécia, o pão dos lanches é feito com uma massa delicada de trigo, garantindo uma textura fofa e macia a cada mordida. Já os hambúrgueres gregos são Keftedes (almôndegas gregas) em uma versão maior. Também é costume colocar nos lanches uma tradicional pasta de azeitona que mistura orégano, azeite e azeitona. Os temperos costumam ser sal e pimenta do reino, além de queijo, tomate picado e molho tzatziki, que mistura iogurte e pepino. Para finalizar, os gregos costumam complementar o prato com limão espremido nos acompanhamentos e na carne.

Foto: Pixabay

Se você não quer ir tão longe, mas não dispensa um hambúrguer bem preparado, fique tranquilo! Jaraguá do Sul tem várias hamburguerias com opções saborosas e especiais para quem ama se deliciar com um bom lanche, clássico ou diferenciado. São diversos pratos que agradam todos os paladares e gostos e prometem fazer jus à fama que o hambúrguer tem ao redor do mundo. Saiba mais sobre as melhores hamburguerias da cidade em setemelhores.com