Os 167 anos de Joinville, celebrados no dia 9 de março, serão comemorados com uma série de eventos cívicos, culturais e esportivos que acontecerão no decorrer da próxima semana, e também durante todo o mês de março.
A abertura oficial da programação acontece na segunda-feira (5/3), às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Prefeitura. A solenidade terá a presença da banda do 62Batalhão de Infantaria de Joinville, dos Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Guarda Municipal e dos alunos da Escola Municipal Vereador Arinor Vogelsanger.
Quer receber as notícias do Jornal de Joinville pelo WhatsApp? Basta clicar aqui.
Na terça-feira (6/3), às 20 horas, a Sociedade Hamonia Lyra recebe o Concerto de Aniversário de Joinville, apresentado pela Orquestra Acadêmica Villa-Lobos e com participação especial da Escola Municipal de Ballet, pertencentes à Casa da Cultura. O espetáculo terá repertório diversificado, com músicas clássicas e populares executadas pelos cinquenta músicos da orquestra, e será acompanhado por vinte alunos dos cursos de dança da Casa da Cultura.
Além de celebrar o aniversário da cidade, o concerto encerra a programação dos 50 anos da Escola de Música Villa-Lobos, comemorados em 2017, e marca o início da temporada das atividades artísticas da Casa da Cultura, deste ano. Os ingressos para o concerto são gratuitos e devem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, na secretaria da Casa da Cultura (rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu), de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Os ingressos estarão disponíveis até o dia do evento ou enquanto houver disponibilidade. Os alimentos arrecadados serão encaminhados aos abrigos e instituições atendidas pela Secretaria de Assistência Social.
Inauguração de CEI
Na quarta-feira (7/3), às 9h30, acontece a inauguração do CEI (Centro de Educação Infantil) Antonio Brühmüller, no bairro João Costa. O CEI já está em atividade desde o último mês de fevereiro e tem capacidade para atender 308 crianças, de quatro meses a cinco anos de idade. Às 20h, no Teatro Juarez Machado, é a vez do Concerto Especial dos 100 anos do 62º Batalhão de Infantaria em Joinville. A Banda de Música do Batalhão fará uma apresentação com clássicos da música mundial.
Medalha Dona Francisca
A programação da semana do aniversário segue com a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca. O evento será na quinta-feira, às 19h, no Teatro Juarez Macahdo e os homenageados com a maior comenda do município são o empresário José Henrique Carneiro de Loyola e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
Homenagem ao imigrante e desfile
Na sexta-feira, 9 de março, dia do aniversário de Joinville, a programação será aberta às 9 horas, com a Homenagem ao Imigrante. O evento acontece na Casa da Memória, anexa ao Cemitério dos Imigrantes, e vai receber o público com apresentações de choro com o Grupo Sambaqui e com o Conjunto de Choro da Escola de Música Villa-Lobos. Neste ano, a Homenagem ao Imigrante também prestigia o bicentenário de nascimento de Ottokar Dörffel, imigrante alemão que criou o primeiro jornal de Joinville e que atuou intensamente na política da cidade.
E como fechamento da semana de comemorações dos 167 anos de Joinville, às 17 horas acontece o desfile de 9 de março. A parada terá a participação de 70 grupos e cerca de 3,5 mil integrantes, incluindo representantes da força de segurança (62º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Bombeiros Voluntários); escolas municipais, estaduais e particulares; clubes de serviço; entidades sociais; grupos folclóricos; além de atrações como carros antigos, motocicletas e bicicletas.
Outras atrações comemorativas
Mesmo depois do dia 9 de março, outros eventos alusivos ao aniversário de Joinville devem atrair público diversificado.
De 2 a 13 de março, acontece a Semana Municipal da Bicicleta, realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito e do Departamento de Trânsito, em parceria com o Movimento Pedala Joinville. A programação do evento inclui exposições de bicicletas antigas, atividades educativas e palestras, que acontecerão em diferentes locais da cidade.
Neste domingo, dia 4 de março, acontece a reabertura da Rua do Lazer, na avenida Hermann August Lepper, no trecho entre as ruas Dona Francisca e Itaiópolis. As atividades se concentrarão em frente à Câmara de Vereadores.
No dia 11 de março acontece a Meia Maratona de Joinville. A largada será no Centreventos Cau Hansen, às 6:30 horas. Além dos 21 quilômetros da meia maratona haverá provas de 5 e10 quilômetros, e caminhada de 5 quilômetros.
E para quem não dispensa um bom programa musical, no dia 13 de março, o trio argentino Bourbon Sweethearts se apresenta na Praça Central do Shopping Mueller. No repertório, sucessos e músicas autorais, ao ritmo de blues, jazz e calypso. O show acontece às 19:30 horas e a entrada é gratuita.
Durante todo o mês de março, outras atrações, inaugurações e atos públicos também marcam o aniversário da cidade. A prefeitura entregará mais um Centro de Educação Infantil, assim como uma Academia ao Ar Livre e mais um ginásio de Esportes na Escola Municpla Arinor Vogelsanger.
Ainda no mês de março, entre os dias 23 e 27, será feita uma programação específica em comemoração aos 200 anos de Ottokar Dörffel.
*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville