Nesta quarta-feira (27), os alunos da Escola Municipal Atilano Krüger, no bairro Bananal do Sul, em Guaramirim foram surpreendidos com um visitante inusitado: um cágado, “primo” da tartaruga.

Assim que avistou o animal, a equipe da unidade escolar entrou em contato com a Fundação do Meio Ambiente de Guaramirim para fazer o resgate.

Conforme a veterinária da Fundação, Marister Câmara Canto, o cágado estava saudável e provavelmente se perdeu em meio à mata que margeia o rio e acabou saindo no portão da escola, que fica próxima do local.

“Como ele estava saudável e o fato de ter aparecido na escola, despertou a curiosidade das crianças, aproveitei para falar sobre essa espécie e também trabalhar a educação ambiental, sensibilizando os alunos e mostrando a importância de devolver o animal silvestre à natureza”, afirma.

Após a breve apresentação, a equipe da Fundação do Meio Ambiente devolveu o animal ao seu habitat natural.

A orientação da veterinária é para que, quando uma pessoa encontrar um animal silvestre, entre em contato com a Polícia Militar Ambiental pelo 3481-2121 ou com a Fundação do Meio Ambiente no 3373-0247.

Foto Divulgação/PMG

Os cágados são os quelônios considerados semiaquáticos, que realizam parte de suas atividades dentro da água e parte de suas atividades fora da água. O habitat preferencial é em florestas, junto de rios de curso lento, lagoas rasas e terrenos pantanosos.

 

*Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaramirim

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger