Para milhares de fiéis, padre Aloísio Boeing é santo faz tempo. Mas até que essa santidade seja definitivamente reconhecida pela Igreja Católica, virão muitas orações pela frente.

A espera, que começou oficialmente em 2013 com a abertura do processo de canonização, agora pode se alongar um pouco mais. Era aguardado para o começo desse ano o decreto de venerabilidade, que tornaria o padre um candidato oficial à santidade.

“No início deste ano o mundo foi surpreendido com a pandemia do coronavírus. Tudo ficou paralisado. Não sabemos quando será retomado”, comenta o padre Léo Heck, diretor do Instituto Padre Aloísio.

A última etapa processual foi cumprida no fim do ano passado, com a entrega de um documento chamado “Positio”. Esse livro com 658 páginas traz toda a vida do padre Aloísio.

Positio traz toda pesquisa sobre a vida do padre. Foto: Divulgação

“No ano passado, chegou-se ao término do estudo e análise de toda documentação sobre a vida e a obra do Servo de Deus, Padre Aloísio, enviado à Congregação para a Causa dos Santos. Eles verificam cuidadosamente se o Padre teve uma vida de fé autêntica, de alegria e entusiasmo no sacerdócio, uma vida de oração e união a Jesus”, explica.

O trabalho para alcançar esse objetivo é constante, mas o padre ressalta que não existe pressa. “Todos nós temos essa expectativa de que o Padre Aloísio seja logo declarado beato e santo. Mas os tempos são os tempos de Deus”, admite.

Junte-se à causa

Encaminhar pesquisas e todo um processo como essa exige empenho e recursos. Padre Léo comenta que o processo está em andamento há 8 anos e vem sendo bancado pelas doações que chegam ao Instituto Padre Aloísio.

Campanha pede colaboração dos fiéis. Foto; Greyci e Jayne Moser/Divulgação

A entidade recebe colaboração de pessoas físicas e jurídicas e também de devotos que fazem contribuições anônimas direto nas caixinhas de coleta da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, onde costumam ser celebradas as missas devocionais.

Outra forma de engajar os fiéis foi a criação da campanha “Junte-se à Causa”. No site do Instituto é possível cadastrar uma doação única ou doações mensais de qualquer valor, ainda há opção de realizar depósitos diretos na conta bancária.

Também estão sendo vendidas camisetas da campanha ao valor de R$ 30.

A espera de um milagre

Os relatos de bênçãos recebidas por fiéis devotos do padre Aloísio são muitos. Nas próximas etapas do processo, no entanto, uma das tarefas será apresentar documentos que comprovem um milagre a partir dessa intercessão.

O padre Léo conta que não existe um milagre comprovado. “O milagre geralmente acontece no campo da cura física. Para que haja um milagre, a cura física deve ser instantânea, inesperada e que a ciência não explica. Outra coisa importante é a que intercessão seja muito clara”, pontua.

Processo de beatificação foi aberto em 2013. Foto: Pedro Dórico da Silva/Divulgação

Segundo ela, o crescimento do número de fiéis também aumentam os sinais dessas graças alcançadas para quem reza ao padre.

Quando um milagre acontecer, ela diz que será mantido em segredo até a comprovação definitiva, destacando que existem casos sendo estudados junto a médicos.

Como doar

Depósito bancário

Caixa Econômica Federal
Agência: 1782
Operação: 003
Conta-corrente: 964-4

Banco do Brasil
Agência: 0674-2
Conta-corrente: 50737-7

Civia
Agência: 112
Conta-corrente: 30653-3

Ou diretamente no site pelo link www.padrealoisio.org.br/faca-sua-doacao

Passo a passo para virar Santo

O processo dentro da Igreja Católica tem quatro etapas: o reconhecimento de um Servo de Deus, a aquisição do título de Venerável, a beatificação e, finalmente, a canonização.

  • Quando o processo é iniciado, o candidato recebe o título de Servo de Deus, que é o caso de Padre Aloísio. Nessa etapa, a vida do Servo de Deus é minuciosamente investigada,
  • O Positio (que vem do latim “positio super virtutibus”, que significa posição sobre as virtudes), entregue no final do ano passado, é examinado por um comitê de especialistas, historiadores e teólogos que irão então recomendar ao Papa que o candidato seja considerado Venerável caso sejam encontrados indícios para tal.
  • Depois vem a beatificação. Para se tornar beato, é necessário comprovar um milagre ocorrido por sua intercessão.
  • Na última etapa, para que o candidato se torne santo, é necessário a comprovação de um segundo milagre, que precisa ter acontecido após a beatificação.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul