Neste sábado (25), os sete ambulatórios gerais de Blumenau estarão abertos, das 8h às 16h, para vacinação dos grupos prioritários contra a gripe. O intuito é que a população tenha mais possibilidades de buscar a imunização. Usuários de qualquer região ou unidade de referência, que façam parte dos grupos determinados pelo Ministério da Saúde, podem se vacinar.

Até o fim da campanha, em 31 de maio, os sete AGs também estarão atendendo com horário estendido, de segunda a sexta-feira, até às 20h30. Quase 71 mil doses da vacina da gripe já foram aplicadas, mas a meta para Blumenau é imunizar 90% de um total de 111.031 pessoas dos grupos prioritários, ou seja, cerca de 100 mil pessoas.

Casos confirmados

Em 2019, já foram notificados 49 casos suspeitos de influenza A em Blumenau, sendo dez confirmados, 35 descartados e outros quatro em análise. Do total de casos suspeitos, nove não são residentes de Blumenau, mas estavam internados em hospitais da cidade quando a investigação foi realizada. Entre os casos confirmados, está o da senhora de 79 anos que faleceu em 28 de abril. Um paciente segue internado e os demais já receberam tratamento e alta hospitalar.

Quem deve se vacinar

Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias), maiores de 60 anos, pessoas com situações crônicas de saúde, professores, trabalhadores da saúde, indígenas, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?