Ambulatórios da Velha e do Garcia terão vacinação neste sábado (30)

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

29/03/2019 - 08:03

Neste sábado (30), as salas de vacinação dos ambulatórios gerais (AGs) dos bairros Velha e Garcia, em Blumenau, ficarão abertas durante o horário de atendimento das unidades, das 7h às 12h. Com o objetivo de intensificar a aplicação de vacinas e elevar as taxas de cobertura, a medida tem caráter provisório e deve se estender por outros sábados, até parte do mês de abril.

Na ocasião, as equipes dos AGs estarão disponíveis para realizar a imunização contra a febre amarela e também outras doenças. Durante a semana, os sete ambulatórios gerais da cidade seguem vacinando em horário estendido, até as 20h30. Atualmente, o município dispõe de 47 salas de vacinas nas unidades de saúde.

A população pode se vacinar em qualquer unidade. É importante portar a carteira de vacinação, para correta atualização, e um documento de identificação.

Vacinação contra a febre amarela

Desde o início do ano, cerca de 33 mil doses contra a febre amarela foram aplicadas em Blumenau, o que equivale a 62% do total registrado em 2018, quando 53,4 mil pessoas receberam a vacina.

A vacina é indicada para pessoas de nove meses a 59 anos de idade. Acima de 60 anos é necessário apresentar prescrição médica. A aplicação de uma dose única garante a proteção pela vida toda.

Primeira morte por febre amarela em SC

A primeira morte causada por febre amarela em Santa Catarina foi confirmada nesta quinta-feira (28) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). O diagnóstico laboral realizado pelo Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz do Paraná atestou que o óbito de um paciente de 36 anos, residente em Joinville, ocorrido no último dia 12 de março, foi causado pela doença.

O paciente não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni). O estado não registrava casos autóctones (contraídos dentro do território) de febre amarela em humanos desde 1966.

*Com informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?