A AMA (Associação de Amigos do Autista) prepara uma série de ações para o mês de abril. Intitulada Abril Azul, a campanha levará à população de Jaraguá do Sul e região informações sobre o autismo, condição do desenvolvimento neurológico caracterizada por prejuízos na comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos.
Um dos destaques da programação será o Espaço Abril Azul, instalado no piso L2 do Jaraguá do Sul Park Shopping. No local, a comunidade terá acesso a informações acerca do autismo e, também, a oportunidade de conhecer as atividades da entidade. Também serão comercializados bonés e camisetas da campanha. O ponto fica aberto à visitação entre os dias 27 de março e 18 de abril. O horário de atendimento é das 13h30 às 20h, de segunda à quinta-feira. Nas sextas-feiras, ele acontece das 13h30 às 21h e, aos sábados, das 11h às 18h.
Nos dias 29 de março, 3, 5, 10 e 12 de abril, entre 13h30 e 16h30, o Espaço Abril Azul recebe, ainda, uma oficina de customização de camisetas com Sally Neitzel Caropreso, da Reuso, e Taciana Dematte, da Coisas de Tacy Atelier. No sábado (1), o local será sede para minipalestras sobre autismo, às 11h e 15h30.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Já no domingo (2), a partir das 8h30, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, acontecerá a quinta edição do Treinão Solidário da AMA, na praça Ângelo Piazera, no Centro. A entidade convida a comunidade para, nesta data, vestir a cor azul e se juntar ao movimento em uma caminhada de três quilômetros e uma corrida de seis quilômetros. O trajeto também pode ser feito de bicicleta. A AMA irá fornecer aos participantes água e frutas. Na praça, haverá atrações diversas, como brinquedos para as crianças, aula de alongamento e sorteio de brindes.
Também no dia 2, às 19h, ocorre missa de Ação de Graças na Igreja Matriz São Sebastião, no Centro. Após a celebração, a entidade distribuirá folder informativo para a comunidade. Além disso, no dia 8, das 8h30 às 12h, a AMA realiza um pedágio, com pontos de coleta em dez semáforos da cidade.
Happy Hour
Outra forma de contribuir com a causa é através da aquisição de convites para o tradicional Happy Hour da AMA. O evento está programado para o dia 19 de abril, a partir das 17h, no Clube Atlético Baependi.
A iniciativa contará com deliciosa gastronomia e com a animação do DJ Xalinho. Também haverá desfile de moda com as marcas Amor de Mammy, Triton e Arezzo. Os ingressos custam R$ 60 e podem ser adquiridos com a equipe de voluntários da AMA ou no Espaço Abril Azul, no Jaraguá do Sul Park Shopping.
Todo o valor arrecadado através das ações promovidas durante o Abril Azul será revertido em prol da manutenção da entidade, que presta atendimento gratuito a cerca de cem autistas. Ou seja, além de absorver informações importantes, esclarecer dúvidas sobre o autismo e participar de momentos de lazer e deliciosa gastronomia, a comunidade estará apoiando uma importante causa para a cidade.
O Abril Azul conta com o patrocínio da Zanotti S.A., Acrílicos Santa Clara, Tutti Baby, Real Vidros, Metalnox, Fiesc, Havan e Unimed.
Sobre a AMA
A AMA (Associação de Amigos do Autista) de Jaraguá do Sul foi fundada em 16 de setembro 1991. A entidade, que fica na rua Gustavo Friedemann, 134, no bairro Vila Lalau, atende cerca de cem autistas com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, assistente social, psicopedagoga, pedagogas e administrativa. Todos os atendimentos oferecidos são gratuitos.
Com informações da assessoria de imprensa