Durante todo o dia, o Parque Municipal de Eventos estará tomado de estudantes de escolas de Jaraguá do Sul e também Massaranduba, na Feira de Educação Matemática.
Chagando à oitava edição, o assessor pedagógico de matemática da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul, Roni Carlos Silveira dos Santos, aponta que a feira faz parte de um circuito nacional, que tem o objetivo principal de estimular o trabalho dentro da sala de aula.
O resultado são alunos estimulados a construir trabalhos ainda melhores com o passar dos anos, aproximando crianças e adolescentes do universo da matemática. “Os alunos acabam questionando os professores para fazer os trabalhos. Eles relacionam com outras disciplinas também, porque ela não é restrita, e criam a sua própria linguagem matemática”, comenta dos Santos.
A feira é dividida em cinco categorias: educação especial, educação infantil (pré-escola ), ensino fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano), ensino fundamental – anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio. Participam crianças matriculadas na educação infantil e ensino fundamental da rede pública municipal de Jaraguá do Sul, ensino fundamental e médio da rede estadual da microrregião e as escolas privadas da cidade.
A exposição começa às 9 horas e segue até o fim da tarde, quando serão premiados os trabalhos que ganharem mais atenção dos jurados. Serão selecionados 10 trabalhos que irão disputar a 23ª Feira Catarinense de Matemática, que acontecerá em Criciúma de 27 a 29 de setembro. A feira é aberta para a população, que pode conhecer de perto os trabalhos.