Os alunos do curso de Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas do Sesi/Senai Blumenau, entidades da Fiesc, em parceria com voluntários, se mobilizaram para confeccionar aventais para o Hospital Santo Antônio, de Blumenau (SC).

Segundo um levantamento, o Hospital Santo Antônio utiliza em média 100 aventais descartáveis por dia. Com o aumento da demanda, devido à pandemia de Covid-19, materiais de higiene e saúde se tornaram mais escassos e em alguns momentos, até indisponíveis para aquisição.

Desta forma, a ação, que foi idealizada pela supervisora do curso, mobilizou voluntários do hospital para conseguir doações de materiais, que posteriormente, foram utilizados pelos alunos para confeccionar os aventais para contribuir com esta necessidade da entidade.

“As professoras organizaram a ação de modo em que o laboratório de costura se transformasse em uma empresa real, onde os estudantes se dividiram em grupos e setores, realizando atividades complementares, desenvolvendo todo o processo de confecção”, conta Mara Rúbia da Silva, supervisora da ação.

Uma das voluntárias, Lorene Galvani diz que quando chegou na instituição para buscar os aventais prontos, ficou emocionada com a produção dos estudantes. "É lindo vê-los, nesta idade, contribuir tanto. Este trabalho vai impactar na vida de muitas pessoas”.

Para os aprendizes e professores, também foi uma oportunidade marcante, conforme relata a aluna do curso, Júlia Nazario. "Foi muito legal, porque aprendemos. uma coisa diferente, como é numa empresa. Então, além de ser uma experiência bacana, ainda vamos ajudar muitas pessoas". A professora do curso Neide Duemes Galdino também acredita que foi uma experiência muito especial. "Foi maravilhoso participar deste trabalho, por uma causa tão importante. E ver o empenho e dedicação das turmas foi uma sensação incrível", conclui. Ao todo, foram 16h de trabalho dos jovens, que resultaram em 445 aventais.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.