A preocupação com os rios irá levar dois estudantes da rede municipal de Joinville a Brasília para participar da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil para o Meio Ambiente. Gabriel Nascimento, da Escola Municipal Pastor Hans Müller, e Isabela Cardozo, Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, foram vencedores na etapa estadual que ocorreu esta semana em Laguna. Eles concorreram com outros 122 projetos feitos por alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. O evento nacional tem o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.

Gabriel Nascimento, 7º ano, apresentou o projeto “Cadê o rio que estava aqui?”, trabalho que teve a orientação da professora de ciências Beatriz Oliveira Torres. O objetivo é sensibilizar a comunidade do entorno da escola sobre a preservação dos rios Francisco Ross e Morro Alto, na região do bairro Glória.

Foram feitas visitas na comunidade e produção de vídeos. “Há muitos alagamentos e falta mata ciliar. Tem trechos que o curso do rio desaparece. Com o projeto a gente quer mudar isso. A solução é recuperar a mata ciliar”, relata o estudante.

Para Isabela Cardozo, 8º ano, que apresentou o projeto “Conscientização sobre o rio Alandaf”, a preocupação é com a poluição do rio que passa pela região da Estrada Mildau, em Pirabeiraba. Os colegas da escola fizeram um trabalho de conscientização com os moradores.

O projeto iniciou com a professora Cintia Coelho e finalizou com a orientação do diretor Cicero Gomes dos Santos. Como parte das ações, os alunos percorreram a pé parte do rio e verificaram a quantidade de lixo jogado pelos próprios moradores. A última tarefa do projeto foi a distribuição de panfletos com dicas sobre os cuidados com o meio ambiente.

“Temos que fazer esse trabalho com as crianças e jovens para que as gerações futuras não sofram como hoje, com acúmulo de lixo nos rios. É uma semente plantada para que tenham a conscientização”, afirma o diretor.

Os alunos Gabriel e Isabela irão a Brasília no período de 15 a 19 de junho, num grupo de 19 estudantes de Santa Catarina. A 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil para o Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, constituído pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente.

O objetivo é mobilizar os estudantes para promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.