Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Alunos de Joinville buscam vaga na olimpíadas internacionais de astronomia

Fernanda Girardi de Melo, aluna do 9º ano da Escola Municipal Valentim João da Rocha tem recebido ajuda da professora de geografia, Claudia Pinheiro Guimarães para se preparar para as provas | Foto Divulgação Secom/Prefeitura de Joinville

Por: Windson Prado

17/08/2018 - 07:08 - Atualizada em: 17/08/2018 - 09:26

Alunos de escolas da rede municipal de Joinville estão entre os convocados para disputar vaga na equipe que vai representar o Brasil na  IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica) e na OLAA (Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica).

Os destaques estudam nas escolas municipais Governador Pedro Ivo Campo, Pastor Hans Müller, Professor Oswaldo Cabral, Prefeito Baltasar Buschle, Avelino Marcante, Valentim João da Rocha, Vereador Curt Alvino Monich e Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke.

A estudante Fernanda Girardi de Melo, aluna do 9º ano da Escola Municipal Valentim João da Rocha, no bairro Vila Nova, está entre os 38 estudantes de escolas públicas e particulares de Joinville que vão disputar uma vaga para a equipe que representará o Brasil nos dois eventos internacionais.

Aficionada por astronomia desde os nove anos de idade, Fernanda foi classificada por seu bom desempenho na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) deste ano, onde obteve nota nove. “Era o meu sonho participar da OBA desde que eu estava no quarto ano. Meu pai me deu alguns livros e começou a me mostrar coisas de astronomia. Eu me interessei pelo assunto e comecei a pesquisar”, conta Fernanda.

Desde então, a adolescente coleciona livros e dedica boa parte do seu tempo à pesquisa sobre astronomia. Em 2017, participou pela primeira vez da OBA e, para a edição deste ano, intensificou sua preparação.

Para a professora de geografia, Claudia Pinheiro Guimarães, a OBA representa um incentivo e uma nova oportunidade para os 197 alunos dos oitavos e nonos anos da escola, que participaram desta edição da olimpíada.

E ela justifica: “É um desafio e uma oportunidade para que eles conheçam novas formas de estudo, para que vivenciem essa nova experiência de se projetarem e se sentirem capazes”.

Para as provas da IOAA e da OLAA, a rotina de estudos de Fernanda inclui a resolução de exercícios e testes simulados propostos pelo aplicativo oficial do campeonato, apoio dos tutores por meio de sistema on line, além do trabalho em sala de aula e com os grupos de estudo da escola.

A primeira etapa das provas para a seletiva das olimpíadas internacionais acontece no dia 9 de setembro. O teste é realizado por meio de uma plataforma on line. Depois dele, ainda haverá outras três provas. Não há data prevista para a divulgação do resultado.

Quanto à expectativa para o resultado, Fernanda afirma: “Espero me classificar. É uma oportunidade muito grande e, como diz a minha mãe, se eu for classificada, já estarei com um dedinho na Nasa”.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Windson Prado

Repórter e editor das notícias de Joinville.