Escola municipais e Centros de Educação Infantil de Joinville apresentam a comunidade os trabalhos realizados no projeto Um Olhar para Joinville. Desde o mês de maio, alunos e professores se envolveram numa atividade interdisciplinar para homenagear quatro nomes da cultura da cidade. A referência das produções foi com artistas Hamilton Machado, Mário Avancini, Luís Henrique Schwanke e a historiadora Sílvia Heinzmann. Este ano é recordado os 25 anos da ausência destes artistas. Foi também uma oportunidade de reavaliar o legado de produções estéticas que deixaram para a cidade.
O objetivo do projeto Um Olhar para Joinville é conhecer e revelar aspectos da cidade a partir de um olhar atento, investigativo, sensível numa abordagem interdisciplinar para o bairro em que a escola está inserida. Os professores receberam capacitação de docentes e estudantes da Univille para sensibilizar e instigar os alunos da rede municipal de ensino.
As crianças e adolescentes recriaram e desenvolveram diferentes materiais com inspiração nos quatro artistas artistas. As linguagens artísticas foram variadas, desde a pintura, cerâmica até a video-arte. O resultado de todo este trabalho a comunidade já pode conferir nas escolas e CEIs e em locais de fácil acesso (confira abaixo), como unidade de saúde, Cras, igrejas, praças e comércio.
A professora Simoni Oliveira do CEI Espaço da Criança incentivou as crianças do maternal a criar objetos de argila. “Remetemos a infância de Mario Avancini, pois ele começou a criar com esse material na infância”, explica. A atividade envolveu a visita em uma olaria do bairro Adhemar Garcia. O resultado ficou exposto no CRAS do bairro.
A equipe organizadora do projeto selecionou os trabalhos que irão participar da exposição no Centro de Convenções Alfredo Salfer. Será nos 22 e 23 de novembro. A cerimônia de abertura ocorre dia 22, às 9h, no mesmo local.
O projeto Um Olhar para Joinville é uma sequência de dois projetos de anos anteriores promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Univille. Em 2015, foi Um olhar sobre meu lugar, e em 2016, Um olhar para Avancini.
CEI Pedro Paulo Hings Colin
Data: 13 a 17/11
Local: Material de Construção Desville, bairro Itinga
CEI Cachinhos de Ouro – extensão
Data: 13 a 17/11
Local: Unidade Básica de Saúde, bairro Canela – Pirabeiraba.
Horário: 8h às 17h
CEI Lírio do Campo
Escola Municipal Professor Edgar Monteiro Castanheira
Data: 14 a 17/11
Local: Igreja São João Batista, bairro Fátima
Horário: 13h30 às 17h30
CEI Adolfo Artmann
Data: 14/11
Local: Espaço da Horta do Vô (ao lado do CEI)
Horário: 9h às 17h
CEI Pequena Sereia
Data: 13 a 17/11
Local: Terminal Tupy
Horário: 9h30 às 10h30
Escola Municipal Pauline Parucker
Data: 10 a 13/11
Local: Paróquia Nossa Senhora de Belém, bairro Boehmerwald
CEI Espaço da Criança – extensão
Data: 18/11
Local: Parque São Francisco, bairro Adhemar Garcia
Horário: 8h às 17h
CEI Mundo Azul
Data: 13 a 17/11
Local: Associação de Moradores do Bairro São Marcos
Horário: 10h às 15h
Escola Municipal Professora Virgínia Soares
Data: 17/11
Local: na própria unidade escolar
Escolas Municipal Pastor Hans Müller
Data. 27/11 a 01/12
Local: na própria unidade escolar
CEI Raio de Sol
Data: 13 a 17/11
Local: na própria unidade escolar
CEI Iraci Schmidlin
Data: 16 e 17/11
Local: na própria unidade escolar
Escola Municipal Professor Reinaldo Pedro de França
Data: 10 a 14/11
Local: na própria unidade escolar
Escola Municipal Paul Harris
Data: 21/11
Local: na própria unidade escolar
Escola Municipal 9 de Março
Data: 17/11
Local: na própria unidade escolar
CEI Adhemar Garcia
Data: 14/11
Local: na própria unidade escolar
CEI Sol Nascente
Data: 16/11
Local: na própria unidade escolar
CEI Pedacinho do Céu
Data: 13 a 17/11
Local: na própria unidade escolar
Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer
Data: 28/11 a 08/12
Local: Biblioteca da unidade
*Com informações da Prefeitura de Joinville