Alunos de Joinville aprendem sobre segurança no trânsito com teatro

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/02/2018 - 15:02 - Atualizada em: 23/02/2018 - 15:53

O trânsito foi um tema extra nas aulas de alunos de quartos e quintos anos do ensino fundamental, da escola municipal Arinor Vogelsanger, em Joinville, nesta sexta-feira (23). A abordagem foi por meio do teatro, com o espetáculo “De Quem é a Rua?”, do grupo Essaé Cia. A ação é da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN) de Joinville, responsável pela implantação do programa Teatro de Trânsito na Escola, com objetivo de levar noções de um trânsito mais humano e seguro para as crianças de escolas públicas e particulares.

A primeira sessão foi assistida por cerca de 90 crianças, no auditório do Cesita, local da sede da EPTRAN, na rua Monsenhor Gercino, 1040 – Itaum, Durante 40 minutos, de uma forma divertida e criativa, os atores contaram a história do senhor Lindomar, um excelente caminhoneiro, mas que por conta da idade já não lembra de algumas coisas. Caberá a Toninho, seu neto, a tarefa de ajudá-lo a recordar do tempo em que era um motorista exemplar.

“É uma ação educativa que pretende conscientizar as crianças para um trânsito mais humano e seguro, além de desenvolver valores de cidadania e respeito”, explica Ana Maria Dias da Costa, gerente da EPTRAN. Além de conhecimento, as crianças levaram para casa o panfleto explicativo da ação, com a letra da música cantada durante a peça, que lembra sobre os cuidados no trânsito.

O Programa Teatro de Trânsito na Escola continuará até o mês de julho, com espetáculos sempre às sextas-feiras, com apresentações sendo alternadas no auditório do Cesita e em escolas da rede pública ou particular. Para o mês de março, será contemplada a escola municipal Navarro Lins, bairro Comasa, no dia 23, também em dois horários.

As escolas interessadas em conhecer o programa, podem fazer contato pelo e-mail eptran@joinville.sc.gov.br, ou ligar nos telefones 3431.1541, 3431.1661.

*Com informações da Prefeitura de Joinville