Alunos da zona sul se tornam patrulheiros da água

Geral
terça-feira, 08:24 - 05/12/2017

Quarenta e nove patrulheiros, dos 4º e 5º anos das escolas municipais Baltasar Buschle e Joaquim Félix Moreira, ambas localizadas na zona sul de Joinville, são os mais novos defensores do meio ambiente. As crianças receberam o certificado de conclusão do projeto Patrulha da Água na semana passada, na sede da Companhia Águas de Joinville. A cerimônia contou com a participação de pais, mães, avôs, avós, irmãos e professores dos pequenos formandos.
Agora eles estão oficialmente aptos a cobrar um comportamento ecologicamente responsável das pessoas com quem convivem. No entanto, Dione Cristina Carneiro já recebeu advertências da filha, Dhieneffer de Morais, de 9 anos, estudante da escola Joaquim Félix Moreira. “Depois que ela entrou no projeto, ela cobra de não jogar óleo no ralo. Ela me ensina a guardar o papel de bala e não jogar no chão”, conta Dione.
Gustavo de Oliveira, de 12 anos, irmão do formando Guilherme de Oliveira, de 8 anos, também foi advertido. “Se eu demoro muito no banho, meu irmão fica falando que a água do mundo vai acabar”.
As crianças cantaram e apresentaram um teatro de bonecos. Depois, elas levaram para casa uma muda de árvore e também um pedaço de sabão feito com óleo de cozinha usado, que ajudaram a fazer durante o passeio num sítio do bairro Vila Nova.
A Patrulha da Água é um projeto desenvolvido anualmente pela Companhia Águas de Joinville. Ao longo de todo o ano letivo, os estudantes recebem aulas extras de educação ambiental, com jogos educativos, palestras e passeios. Entre os temas das atividades estão saneamento básico, consumo consciente da água e a importância de reciclar, reutilizar e reduzir o consumo.
*Com informações da Prefeitura de Joinville
×