Estudantes de engenharia mecânica da UniSociesc de Joinville, Vania Eloisa Ongaratto e Helton Custódio Hass da Silva, foram aprovados em estágio remunerado no Fraunhofer IPT, em Aachen, a maior instituição em pesquisa aplicada da Alemanha. O estágio terá duração de um ano, e o processo seletivo foi restrito para estudantes do curso de engenharia mecânica.
Com dedicação integral, o contrato de trabalho de Vania, que está no 10º semestre, inicia no dia 1º de julho de 2017 e vai até 15 de agosto de 2018. A princípio, ela dará continuidade às pesquisas em andamento no IPT na área de usinagem, modelamento, metrologia e máquinas. Helton, estudante do 9º semestre, começará o estágio no dia 1º de agosto e suas pesquisas serão dedicadas às estratégias de usinagem com ferramentas de cerâmica para a indústria aeroespacial. Ambos receberam todo o apoio do International Office da UniSociesc, que é responsável pela gestão do processo de seleção dos candidatos às vagas de estágio no instituto Fraunhofer IPT.
“Ter a oportunidade de estagiar por um ano em um dos maiores centros de tecnologia da Alemanha é incrível. O que espero é que este seja um ano de muito aprendizado e de crescimento pessoal e profissional, e que essa oportunidade me permita desenvolver competências técnicas e de comunicação”, disse Vania, destacando que a UniSociesc foi fundamental para que ela fosse aceita no programa de estágio. “Os professores foram muito atenciosos e deram todas as informações necessárias para inscrição. Eu só tenho a agradecer à UniSociesc, todos sempre me apoiaram a buscar oportunidades e a estudar”, afirmou.
Helton afirmou que, para a sua vida profissional, esse estágio na Alemanha representa oportunidade indescritível. “Poder trabalhar em um instituto de pesquisas tão importante e renomado é realizar um sonho. As matrizes das grandes indústrias estão na Alemanha, e é um privilégio poder trabalhar tão perto delas”, disse ele, acrescentando que tanto a experiência profissional quanto a acadêmica serão de grande valia para o seu futuro. “Sinto-me muito honrado por ter sido selecionado”, ressaltou.
Patrícia Borsa, coordenadora do International Office, disse que o escritório está sempre em busca das melhores oportunidades para os alunos da UniSociesc. “Nosso objetivo é proporcionar a eles experiências enriquecedoras. Quando um estudante é aprovado em uma vaga, consideramos essa uma conquista nossa também”, afirmou ela.
O International Office oferece apoio para o desenvolvimento das atividades internacionais da UniSociesc: intercâmbios, cursos, eventos, bolsas de estudos, estágios, dupla-diplomação, etc. A cada semestre, o setor abre editais de mobilidade acadêmica, voltado aos alunos interessados em estudar fora do Brasil.
Serviço
O quê: alunos da UniSociesc aprovados em estágio na Alemanha
Instituição: Fraunhofer IPT
Seleção: International Office da UniSociesc
Informações: (47) 3461-0523
*Com informações da assessoria de imprensa da Unisociesc