Alunos da rede pública de Florianópolis recebem jogo com tema de cidadania

Jogo oferece aos estudantes a oportunidade de refletir sobre que atitudes devem tomar | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/07/2019 - 11:07 - Atualizada em: 11/07/2019 - 11:15

A Prefeitura de Florianópolis distribuiu para as unidades educativas tabuleiros do “jogo da cidadania”. Com o objetivo de estimular reflexões sobre a promoção e defesa dos direitos humanos, o brinquedo traz temas sobre questão étnico-racial, a temática de gênero, a criança, o trânsito e a questão geracional, abordando a realidade dos idosos e as pessoas com deficiência.

O projeto criado pelo Movimento Nacional de Educação no Trânsito (Monatran), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, contemplará os estudantes do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

O jogo foi apresentado a todos os professores dos anos iniciais da Prefeitura, junto com uma formação, falando sobre a temática trânsito, coordenada pelo professor Charles Schnorr, em parceria com Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da UFSC e Rede Vida no Trânsito.

O tabuleiro conta com um caminho a ser percorrido pelos jogadores, com as casas numeradas de 1 a 48 | Foto PMF/Divulgação

 

Soluções conscientes

Através de situações que dizem respeito aos conceitos dos direitos humanos no tabuleiro, o jogo oferece aos estudantes, a oportunidade de refletir sobre que atitudes devem tomar para avançar na brincadeira.

Para cada questão formulada no transcorrer do trajeto percorrido pelo jogador, existe uma resposta entre as cartas distribuídas aos participantes no início do jogo.

O tabuleiro conta com um caminho a ser percorrido pelos jogadores, com as casas numeradas de 1 a 48. Com quatro cones de marcação com cores diferentes e 24 cartas com as soluções para os problemas de direitos humanos.

Os jogos também são utilizados nos projetos “Bombeiro Mirim”, “Educar para Salvar” e “Vigilante Mirim”.

O desenvolvimento do jogo contou com o apoio da Concremar, e o apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e o Governo do Estado.

Quer receber as notícias no WhatsApp?