Aprender uma segunda língua abre portas e oportuniza realização de sonhos. Mesmo, em um momento difícil e incerto que o mundo vive, novas aprendizagens, principalmente, a de uma língua, surge como uma nova perspectiva do futuro. É isso que está ocorrendo com estudantes criciumenses do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino. Com projeto pioneiro em solo brasileiro, os estudantes participam do curso de inglês online, no contraturno escolar.

Nesta primeira etapa, 424 alunos já estão com acesso à plataforma. Na próxima semana, os 1.976 estudantes receberão seus logins para iniciar as atividades. Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Liziane da Rosa Uggioni, o curso teve mudanças na estrutura. "Antes, o aluno precisava de pré-requisito para começar outro módulo. Agora, os estudantes têm autonomia para escolher. Eles acessam aos conteúdos e podem avaliar se já dominam e vão para o próximo módulo, como também podem retornar se sentirem dificuldade. Além disso, o aluno pode gerar o certificado de cada módulo que ele finalizar, não precisando mais fazer o curso completo", explicou a coordenadora.

O site e os conteúdos foram desenvolvidos pela escola KeyWord Online, vencedora do processo licitatório. A plataforma foi desenvolvida baseada em gamificação, que usa técnicas de jogos. O espaço é para que os alunos possam ter uma interatividade e competir de uma forma saudável. "O nosso sistema funciona como ligas e conquistas. As ligas desbloqueadas são conforme os alunos vão passando nos módulos. No momento, os estudantes já desbloquearam 465 ligas e tiverem 493 conquistas desbloqueadas. Faz parte da gamificação da plataforma, isso é para incentivar e para parabenizar os o avanço deles", ressaltou do diretor da KeyWord, Luiz Fernando Rosso Perraro. Já os professores, estão com 541 ligas desbloqueadas e 601 conquistas desbloqueadas.

O curso onlinetem quatro pilares: conversação, vocabulário, estrutura da língua e pronúncia. Além das atividades e dos conteúdos disponíveis, também têm aulas em tempo real com a professora explicando os assuntos. "A importância e o diferencial desse curso é que os alunos sairão do Ensino Fundamental com uma segunda língua e isso, enriquece o currículo e amplia o conhecimento. O projeto é único, no Brasil, e é uma oportunidade, mas claro, sem interferir nas outras atividades da base comum curricular", frisou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.

Além disso, todos os professores de Língua Inglesa já estão com acesso à plataforma. O acesso ao site pode ser feito em qualquer dispositivo que tenha internet. Ao todo, 44 unidades, 297 aulas, 1038 questões, com 9.431 subquestões. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é parceira neste projeto com o projeto.

Capacitação dos professores

No mês de março, os professores de Língua Inglesa passaram por uma capacitação para entender o operacional e a metodologia da plataforma do curso de inglês online. Na reunião, já foram entregues os códigos de acesso da plataforma aos professores

Acompanhamento pedagógico

A coordenação pedagógica pode acompanhar a evolução dos alunos individualmente e das 27 escolas, por meio de um painel de gestão. Os estudantes também terão um local que poderão verificar seu desempenho.