Um jogo desenvolvido por aluno de mestrado da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), em Joinville, deve ajudar professores a ensinar hábitos saudáveis, que combatam a obesidade, à crianças e adolescentes.

Quem assina o game é Salvador Sergi Agati, 62 anos, agora mestre em computação aplicada pela Universidade. O jogo fez parte da dissertação de mestrado, defendida por Agati e aprovada pela banca na semana passada.

O projeto de pesquisa foi orientado pelo doutor Marcelo da Silva Hounsell, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Udesc e contou com a ajuda dos alunos Leonardo Valério e Caio Kulicheski. Eles utilizaram o enredo do conto infantil “João e Maria” para dar vida ao jogo.

Salvador Sergi Agati (à direita) defendeu o jogo em sua tese de mestrado no último dia 29 | Foto Arquivo pessoal

João e Maria contra a Bruxa Guloseima

O game recebeu o nome de João e Maria contra a Bruxa Guloseima. “Nossa ideia foi trabalhar de forma lúdica a educação alimentar. Desenvolvemos o game para que professores das disciplinas de ciências e biologia consigam utilizá-lo como ferramenta didática em sala de aula e ajudar seus alunos a conhecerem hábitos e alimentos saudáveis”, comenta Agati.

Na fábula João e Maria, as crianças são capturadas por uma bruxa. Os pequenos são colocados em uma gaiola e a vilã dá alimentos com o intuito de engordá-los, deixando-os mais suculentos para o abate.

Game já esta disponível para download | Imagem Reprodução

“No jogo, a bruxa oferece alimentos saudáveis, mas também processados e ultra processados às crianças. Elas escolhem quais alimentos ingerirem", comenta o desenvolvedor do game.

Para isso, os participantes precisam conhecer o nível de processamento dos alimentos e seus grupos alimentares por meio dos minigames e nas plataformas e decidir, dos alimentos que caem enquanto ele caminha, quais deles ele pode ou não coletar de modo a abrir o portal e passar de nível.

"Durante esse processo, ele precisa ficar atento aos seus níveis de energia (kcal), hidratação (Hidra), pressão arterial (PA) e açúcar no sangue (Glic), que variam em função dos alimentos que ele coleta. Às vezes, o personagem precisará fazer exercícios para equilibrar seus medidores", completa Salvador Sergi Agati.

Para desenvolver o conteúdo do jogo, a equipe teve auxilio de nutricionistas e educadores físicos. Tudo também atende às diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

O jogo é gratuito e está disponível para computadores com Windows. Para baixá-lo, clique aqui.

Você também pode conferir as duas primeiras fases do jogo assistindo ao vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=g0lb7P28arQ