Duas alunas da Escola Municipal Professora Virgínia Soares, em Joinville, venceram o 5º Concurso de Redação da DPU – Defensoria Pública da União.
A escola também foi uma das vencedoras na categoria mobilização escolar. Na edição deste ano, o tema foi “Defender Diretos, Evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.
A diretora da escola, Katia dos Santos, explica que todos os estudantes se envolveram no tema com pesquisas e palestras para dar subsídio no momento da redação.
“Convidamos a Defensoria Pública da União para conhecermos o trabalho que realizam e a Defesa Civil para orientar os alunos sobre prevenção de desastres naturais na nossa cidade”, conta.
A estudante Beatriz Cercal Cachoeira, 11 anos, ficou em primeiro lugar na categoria de 6º ao 9º ano com a redação “Carta Aberta ao Planeta terra”. Ela abordou temas como “minha geração precisa acordar, nossas escolas, igrejas, prefeituras precisam ser nossos QGs na guerra pela vida”.
Já a aluna Ana Luiza Flavia, 13 anos, também foi destaque e ficou em segundo lugar no concurso que premia os vencedores por estado.
Elas foram orientadas pela professora de língua portuguesa Jaqueline Roberta Venera que receberá uma medalha.
O concurso de redação também premiou escolas na categoria mobilização escolar a nível nacional.
A Virgínia Soares foi um das vencedoras e vai receber o prêmio de R$ 10 mil para ser aplicado na unidade.
A entrega da premiação desta categoria será dia 5 de dezembro em Brasília.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger