Alistamento militar termina em junho

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/04/2017 - 14:04 - Atualizada em: 14/04/2017 - 14:06

Por: William Fritzke

As juntas militares da região estão alertando todos jovens nascidos em 1999 para realizarem seu alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. Para se alistar, o jovem deve preencher o cadastro de recrutamento pela internet no www.alistamento.eb.mil.br e aguardar por e-mail as informações sobre as próximas etapas e prazos. Os jovens jaraguaenses também serão informados se foram selecionados ou dispensados do serviço militar obrigatório. No caso de Schroeder, Guaramirim e Massaranduba há a dispensa automática, mas o alistamento é necessário.

Depois de fazer o processo pela internet, o jovem precisa ir à Junta e apresentar documentação: certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4. O responsável pelo órgão em Jaraguá do Sul, Wanderlei Chaves, destaca a importância de informar um endereço de e-mail correto. Ele afirma que todas as informações, inclusive a data do Juramento a Bandeira, serão repassadas para o endereço eletrônico.

De acordo com o Exército, caso o informante tenha dificuldade de acesso à internet, poderá fazer o recrutamento diretamente nas Juntas do Serviço Militar disponíveis em todos os municípios do estado. Em Jaraguá do Sul o setor fica no prédio da rodoviária, bairro Vila Baependi, e atende de segunda a quinta-feira das 13h às 19h e nas sextas-feiras das 08h às 13h.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o jovem fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias decorridos após perder o prazo.

No município vizinho, Schroeder, a responsável pela junta militar, Josceane Maria Zanela Ramalho, alerta que a procura está baixa até o momento. “Apesar de termos tempo, até o momento apenas 49 jovens se alistaram no município, o que é pouco. No ano passado foram 142 jovens”, afirmou.

Em Jaraguá do Sul, havia uma expectativa, confirmada em 2015, de que os jovens seriam chamados para o serviço militar. Porém, logo após o anuncio, por falta de verbas no Governo Federal, a chamada foi cancelada e continua estando ativa somente para jovens da região de Joinville.