O Vale do Itajaí é uma região privilegiada em recursos hídricos. A água é um bem natural insubstituível para a sobrevivência humana e animal. Por conta disso, a conservação de rios e ribeirões é algo cada vez mais importante e necessária, tendo em vista o crescimento populacional desordenado e o avanço da poluição do meio ambiente.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau, os cuidados com os corpos d'água devem iniciar pela preservação de suas nascentes. Uma das principais medidas para garantir a boa qualidade da água é a manutenção e ampliação das matas ciliares, que cercam e funcionam como uma barreira viva de proteção dos recursos hídricos. Entre os principais fatores que levam à diminuição do volume e da qualidade da água dos rios e ribeirões, estão o desmatamento das margens e o uso inadequado do solo.

 

 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, André Moura da Cunha, a população também pode ajudar a preservar os corpos d'água por meio do correto descarte de lixo. As bitucas de cigarro, por exemplo, podem provocar queimadas, enquanto o acúmulo de materiais e objetos nas encostas podem gerar enchentes e inundações, além de poluir a água e ocasionar a morte de animais.

Em Blumenau, as denúncias contra crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones 156 ou (47) 99266-9747.

Quer receber as notícias no WhatsApp?