Com mais de 66 agricultores vinculados no Norte de Santa Catarina, a Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (Copajas) não tem conseguido escoar a produção local desde o início das medidas de isolamento por conta do coronavírus.

Grande parte desses pequenos produtores fornecem para alimentação escolar, que está sem necessidade abastecimento com a paralisação das aulas, e para restaurantes, que também cessaram completamente os pedidos.

Segundo a Copajas, também houve queda de 40% nas entregas para mercados.

Nesse cenário, os agricultores estão reunidos para fazer entregas diretas ao consumidor final. Só em Jaraguá do Sul são 40 produtores: 28 de banana, 10 de hortaliças, 1 de palmeira real e 1 apicultor.

Produção está sem escoamento com paralisação nas escolas e restaurantes fechados. Foto: Arquivo OCP News

Os pedidos poderão ser feitos pelo Whatsapp (47) 98448-1085 diretamente com a Copajas, de segunda a quarta-feira.

Estarão disponíveis itens como alface, agrião, almeirão, chicória, rúcula, batata-doce, repolho, couve-flor, brócolis, aipim, entre outros. Os produtos serão entregues em casa.

Segundo a cooperativa, a medida é emergencial para garantir renda aos produtores, mas pode formar um novo canal de comercialização bastante favorável.

A entidade destaca que a cadeira local é nova e pouco explorada, por isso a grande maioria dos produtos comercializados em feiras e mercados no município são oriundos das Ceasas (Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina) e de agricultores de outros municípios que produzem em larga escala.

O trabalho de canalizar a produção em sido feito com suporte da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) em Jaraguá do Sul.

Delivery de banana

Além da Copajas, outro produtor que sentiu bruscamente a queda no escoamento da produção foi Luan Scheibel, da comunidade Rio da Luz Vitória.

Produtor perdeu canais de venda e se disponibiliza a fazer as entregas. Foto: Arquivo OCP News

Os esforços agora são para se manter no mercado e não deixar a vida no campo.

O agricultor estará fazendo entregas de banana prata e caturra, basta entrar em contato pelo telefone e Whatsapp (47) 99755-7873.

As encomendas poderão ser feitas individualmente ou em conjunto e serão recebidas em casa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul