A segunda etapa do projeto Jaraguá Mais Saudável, é o “Agita Mais Figueira” inicia nesta segunda-feira (2) e vai segue até o mês de novembro, no bairro Ilha da Figueira. A etapa contará com 11 desafios para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Todos os desafios serão publicados no Instagram do projeto (@jaraguamaissaudavel).

A Voluntária Técnica Cristiana Dulcimar, conta que o programa além de incentivar os moradores em todos os desafios propostos, enviará informações sobre cada um deles em um grupo do WhatsApp.

“Nós vamos estimular as pessoas durante esses quatro meses. No instagram do projeto está disponível a ficha de inscrição que é gratuita e depois de se cadastrar os participantes vão entrar em um grupo de WhatsApp, onde eles vão receber informações sobre o desafio. Cada vez que lançarmos um desafio novo vamos divulgar nesse grupo,” diz a voluntária.

Como começou o Programa

Em setembro de 2019, o Programa Jaraguá Mais Saudável, iniciou a aplicação do Questionário Estilo de Vida e Saúde, com o apoio e direcionamento da Secretaria Municipal de Saúde para a escolha do bairro, que foi a Ilha da Figueira. Para a coleta de dados, foi selecionada uma amostra de 383 participantes residentes no bairro, caracterizando erro amostral de 5%.

Os resultados da Pesquisa possibilitaram, fortalecer e direcionar as estratégias e ações do Programa no Município. Através dos dados da pesquisa foi possível analisar a partir do cálculo de índice de massa corporal (IMC) que 44% da população da Ilha da Figueira sofre com a obesidade e 76% está acima do peso.

Por conta dos indicadores altos, o Programa Jaraguá Mais Saudável começara a aplicar primeiro os desafios no bairro Ilha da Figueira, todos eles foram elaborados encima dos indicadores que precisam ser melhorados dentro do bairro.