Agência do INSS em Jaraguá do Sul retoma agendamentos

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/02/2016 - 13:02 - Atualizada em: 13/02/2016 - 13:29

Passado o feriadão de Carnaval e com o fim da greve dos peritos do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), em janeiro, a partir de quinta-feira os segurados lotaram as dependências da agência de Jaraguá do Sul para o agendamento de perícias médicas. Segundo a assessoria de comunicação social do INSS em Santa Catarina, “o atendimento está normalizado”. A agência, ligada à Gerência Executiva de Joinville, manteve atendimento durante a greve para os agendamentos anteriores à paralisação.

O segurado que tentou agendar perícia ontem encontrou vaga a partir de 17 de março. Até o dia 11, de acordo com o órgão, “havia 1.402 pessoas aguardando a realização de perícia na Agencia da Previdência Social de Jaraguá do Sul. O INSS vem priorizando o atendimento de perícia inicial. Os pedidos de prorrogação e reconsideração estão sendo atendidos, exclusivamente, pelo perito credenciado.”

A agência de Guaramirim, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, presta atendimento administrativo. As perícias são feitas na unidade de Jaraguá do Sul, que tem média de 300 atendimentos diários, entre agendados (administrativos e perícias) e sem hora marcada.

A agricultora Lucemar Elias Egert, 40 anos, do bairro Guamiranga, em Guaramirim, aguardava pacientemente ser chamada por um dos peritos. A perícia, às 12h, foi marcada dia 21 de dezembro, antes da greve. “Estou ‘encostada’ [em licença de saúde] desde 15 de fevereiro de 2014 e não posso trabalhar mais”, explica.

De acordo com a assessoria do órgão, o INSS tem 57 agências em Santa Catarina e “durante a greve, a capacidade de realização de perícias médicas no Estado chegou a cair pela metade”. Para requerer benefícios, os interessados têm a opção de agendar pelo www.previdencia.gov.br ou pelo 135.