Advogado joinvilense concorre a vaga de desembargador no TJSC

William Marcelo Borges Piva concorre a uma vaga de desembargador no TJSC | Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

13/05/2021 - 14:05 - Atualizada em: 14/05/2021 - 08:05

O advogado William Marcelo Borges Piva é um dos joinvilenses concorrendo a uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pelo quinto constitucional da OAB/SC.

Piva, além de advogar há mais de 20 anos, é professor universitário, coordenador de seminários e atuou como juiz leigo por sete anos na cidade de Joinville. Ele é, também, palestrante da Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep).

Ao todo, 29 advogados estavam inscritos, mas apenas 23 tiveram seus nomes homologados. A Comissão Eleitoral da OAB/SC, homologou os nomes no dia 29 de abril, e a votação on-line para compor a lista sêxtupla está prevista para a segunda quinzena de junho.

“Estou muito feliz por ter meu nome homologado pela Comissão Eleitoral da OAB/SC para à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina”, comemorou William Piva.

Pela primeira vez, a OAB/SC terá votação direta da classe na escolha dos nomes ao quinto constitucional, que será realizada de forma eletrônica, em sistema desenvolvido pelo Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O voto será criptografado e certificado digitalmente, o que garantirá lisura e confiabilidade ao processo eleitoral. O mesmo sistema já foi usado na eleição do Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina.

Após a eleição direta da OAB/SC, os seis nomes escolhidos irão a votação no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), quando serão definidos os três finalistas. Com esses nomes, a lista é enviada para o governador Carlos Moisés, que irá escolher o novo desembargador.

Quem é William Piva?

William Marcelo Borges Piva é graduado em Direito desde 1995, com pós-graduação em Direito Constitucional pela Universidade de Joinville, em parceria com a Escola de Magistratura de Santa Catarina, e em Direito Processual Penal, pela Universidade da Região de Joinville, em parceria com a Escola do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

Piva também possui MBA em Gestão Empresarial, Direito Civil e Processo Civil, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

Professor da Universidade de Joinville (Univille) há mais de dez anos, ele é casado há 23 anos e é pai de quatro filhos.