Na manhã desta segunda-feira (3), ocorreu a prova de proficiência para os professores e especialistas em assuntos educacionais admitidos em caráter temporário (ACTs) de Criciúma para atuarem como bilíngues em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras). A avaliação foi realizada no Paço Municipal Marcos Rovaris com a participação de 12 candidatos. Todas as vagas são destinadas para a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Professora Maria de Lourdes Carneiro, que é a Escola Polo de Surdos do município.

Conforme a coordenadora da Educação Especial do município, Úrsula Silveira Borges Domingos, o processo teve uma banca avaliadora, composta por dois surdos e um ouvinte. “Os avaliadores consideraram a expressão facial, movimento de mãos, vocabulário, coerência, digitação, entre outros. Os candidatos tiveram que fazer a interpretação de um texto em Libras”, explicou a coordenadora.

São seis vagas, sendo cinco para 40 horas e uma para 20 horas. O campo de atuação é da Educação Infantil até o 7º ano. O resultado preliminar será divulgado nesta terça-feira (4), e o final será na quinta-feira (6). A escolha de vagas ocorre na sexta-feira (7), no Teatro Municipal Elias Angeloni, às 13h30.

Escolha de vagas

Os candidatos do processo seletivo já começaram a selecionar a área de atuação nesta segunda-feira (3). No primeiro dia de escolha, foi para os interessados em trabalhar na Educação em Tempo Integral, atividades complementares e oficinas. No mesmo momento, os estagiários, que atuaram em 2019, estavam realizando a renovação de contratos.

As disciplinas de Ensino da Arte e Educação Física tiveram uma alteração no horário, sendo que ocorrerá nesta quarta-feira (5), no período matutino.

Confira o cronograma completo para a chamada de escolha de vagas:

04/02 - 8h às 12h
Atendimento Educacional Especializado (AEE)

05/02 - 8h às 12h
Matemática
Ciências
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Língua Portuguesa/Língua Inglesa
Ensino da Arte
Educação Física

06/02 - 8h às 12h
História
Geografia
Ensino Religioso
Especialista em Assuntos Educacionais
Informática

06/02 - 13h30
Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Classificação do 1º ao 60º

07/02 - 8h às 12h e 13h30

Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) Classificação dos 61º ao 120º (Período matutino)
Classificação a partir do 121º (Período vespertino)

07/02 - 13h30
Escola Polo de Surdos Profª. Maria de Lourdes Carneiro, Bilíngue, Intérprete e Instrutor de Libras.