Acompanhantes de pacientes poderão ser acolhidos na Casa São José

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/03/2017 - 15:03 - Atualizada em: 30/03/2017 - 15:53

A partir de abril, o Hospital São José passa a contar com uma casa preparada para receber acompanhantes de pacientes da unidade que vêm de outras cidades e não têm condições financeiras para bancar os custos de hospedagem durante o tratamento. A Casa São José oferecerá acolhimento e assistência, de forma gratuita, aos acompanhantes de pacientes internados na UTI do Hospital São José, bem como àqueles em situação de revezamento de pacientes internados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que necessitam de permanência próxima ao hospital.

A iniciativa é fruto de mobilização feita pela Comissão de Voluntários do hospital, que buscou referência no Oeste de Santa Catarina e também em casas com essa finalidade, no Paraná. “Fomos a Xanxerê e a Campo Largo conhecer casas como essa e lá funcionam muito bem. Trouxemos o modelo para cá. Pois, nosso hospital está crescendo, e cada vez mais, recebendo pessoas de outras cidades do Estado”, comenta o voluntário e integrante da comissão, Joe Gieseler.

Casa São José 2 - divulgação Entrelinhas

Casa pretende oferecer conforto e tranquilidade a acompanhantes de pacientes que precisam acomodações perto do hospital | Foto: Divulgação Entrelinhas

A casa fica na rua Guilherme Weege, 114, no Centro da cidade, e foi cedida pela família do empresário Pedro Donini. Já os utensílios domésticos foram doados pela rede Havan. O local tem 24 leitos, sendo 16 femininos e oito masculinos. A comissão deseja que o formato implantado em Jaraguá do Sul seja exemplo de acolhimento e dignidade com o próximo em outras regiões catarinenses, multiplicando o propósito da Casa São José em outras comunidades do Estado.

Nesta quinta-feira (30), às 19h, haverá cerimônia de inauguração do espaço voltado a convidados. Já nos dias 31 de março e 1 de abril, a casa estará aberta à visitação da comunidade, entre 9h e 19h e das 9h às 13h, respectivamente. O ambiente passa a atender os acompanhantes dos pacientes a partir da segunda quinzena de abril.

 

Com informações da assessoria de imprensa