Amarelo é a cor símbolo da campanha mundial de prevenção ao suicídio que ocorre no mês de setembro.

As ações desenvolvidas por todos os continentes visam conscientizar a população sobre essa realidade e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) de Jaraguá do Sul promoverá uma série de atividades alusivas ao Setembro Amarelo na região. O objetivo é debater o tema e mostrar o serviço de apoio emocional desenvolvido pela entidade.

Neste sábado (8), haverá distribuição de cartilhas sobre prevenção do suicídio, na Praça Ângelo Piazera, das 8h ao meio-dia. Na segunda-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o prédio do Museu Histórico Emílio da Silva estará enfeitado com balões amarelos, simbolizando a campanha.

Em Guaramirim, haverá pedágio solidário do Gavi (Grupo de Apoio a Vida), entidade mantenedora do CVV de Jaraguá do Sul, com distribuição de cartilhas sobre prevenção do suicídio, no dia 15, das 8h ao meio-dia, em três pontos da cidade.

Procure ajuda

Para acessar rede de apoio basta ligar para o número 188 | Imagem: Divulgação/CVV

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer.

Pelo menos o triplo de pessoas tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

 “Apesar de números tão alarmantes, o tema ainda é tratado como tabu. No entanto, é possível buscar ajuda. O CVV realiza um serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio”, destaca Charles Alexandre Costa, um dos responsáveis pela entidade em Jaraguá do Sul.

Para falar com CVV, basta ligar para o número 188. A ligação é gratuita e sigilosa.

-

Quer receber as notícias no WhatsApp?