O estudante de Direito Leandro de Sales Venâncio, 27 anos, foi conduzido à presidência da Associação dos Deficientes Físicos de Guaramirim (Adefig) na tarde da última sexta-feira (22), em encontro na Câmara de Vereadores, que teve a participação de cerca de 60 dos 100 associados. Leandro, um dos sócios fundadores da entidade, criada em 2006, foi o primeiro presidente, na gestão 2006/2007, e na época foi reconduzido ao cargo na gestão seguinte.
Desde então, Leandro se manteve afastado, segundo ele, para poder se dedicar melhor aos estudos. Ele assume no lugar da atual presidente, Elisete Costa. Na semana anterior, Leandro também assumiu cadeira no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guaramirim.
Dentre os desafios da nova gestão, reforçar a parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho, demandas ao poder público, relacionadas à acessibilidade, e retomar a negociação com a Viação Canarinho referente ao serviços de transporte, como condições da frota e horários mais flexíveis disponibilizados aos cadeirantes.
“Quando recebi o convite para retornar à Adefig, relutei um pouco, mas decidi retornar pela confiança. Não se pode deixar algo depois que se lutou tanto para conseguir, como a credibilidade junto aos órgãos públicos e a comunidade”, declara ele, que esse ano deve se formar em Direito pela Uniasselvi.