Nesta sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma realiza uma ação de vacinação da Campanha contra a Poliomielite nas unidades escolares da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).

As equipes do órgão municipal visitarão as escolas das 8h às 10h. O intuito da ação é aumentar a cobertura de imunizados.

Atualmente, Criciúma já vacinou 4.811 crianças contra a Poliomielite, sendo uma cobertura de 43,73%.

"Temos um público-alvo de 11.001 crianças na nossa cidade que precisam ser vacinadas. Até o momento vacinamos 4.811 crianças e essa ação vai contribuir com a cobertura, pois é o grupo contemplado pela campanha", comenta o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco.

O público-alvo contra a Poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina.

Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

Prorrogação da campanha

Com a baixa procura, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação até o dia 30 de setembro em todo o Brasil. O público-alvo da campanha pode procurar as salas de imunização do município com documentos pessoais e a caderneta de vacinação. O grupo contemplado na multivacinação é crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

"Estamos com uma baixa na procura na vacinação, mas isso em todo o Brasil, porém é importante que os pais levem seus filhos nas unidades de saúde para receberem o imunizante. É mais uma oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos", afirmou o secretário de Saúde, Arleu da Silveira.