Acadêmicos da UAB têm primeira aula com equipamento de videoconferência

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/04/2018 - 20:04

Cerca de 40 alunos do curso de graduação em pedagogia pela Udesc, e alunos de administração pública pela UFSC, da Universidade Aberta do Brasil (UAB Jaraguá do Sul), tiveram nesta semana sua primeira aula a distância por videoconferência com equipamento de ponta.

A transmissão de aulas a distância antes era feita por notebook e data show, necessitando que cada aluno se deslocasse até próximo do notebook para fazer suas perguntas. Também não era possível o professor ver a imagem dos alunos com qualidade. As aulas acontecem em uma sala de aula da Escola Albano Kanzler, bairro Nova Brasília.

Com o novo equipamento, fornecido pela empresa vencedora da licitação, Sigmafone, os alunos podem fazer as perguntas do próprio lugar, são ouvidos e vistos pelo professor em alta qualidade de vídeo e áudio. Podem compartilhar conteúdos, ver mais salas de aula na mesma tela e interagir com elas. A câmera capta em 360º e o microfone capta o som do ambiente.

O investimento da Secretaria de Educação em equipamento, instalação, rack, mesa de som, caixa de som e garantia de reposição de peças por três anos foi de R$ 50 mil. O aparelho é da marca Yealink modelo VC 120. A compra do equipamento contou com o apoio da equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá, tanto para a descrição dos requisitos técnicos na licitação, quanto para o acompanhamento da instalação dos equipamentos.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul