Abrigos públicos de Florianópolis estão prontos para receber as pessoas em situação de rua

Abrigo da Passarela Nego Quirido está preparado para receber as pessoas em situação de rua | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

04/07/2019 - 07:07

O inverno chegou e os termômetros já registram baixas temperaturas. Em Florianópolis, mesmo as pessoas que estão em situação de rua podem contar com abrigo, banho quente e uma boa refeição.

Diariamente, incluindo os finais de semana e feriados, as equipes de abordagem da Prefeitura de Florianópolis percorrem as ruas, em todas as regiões, orientando sobre os serviços e abrigos, com o objetivo de convencer a população de rua a aceitarem auxílio.

Somente neste ano, 270 pessoas já retornaram para suas cidades de origem, devido a esse trabalho intenso que a administração municipal vem realizando desde 2017.

Atualmente, dados da Secretaria Municipal de Assistência Social mostram que há nas ruas da Capital, cerca de 459 pessoas. Um levantamento feito aponta que se essas ações não fossem feitas, esse dado seria de 2 mil pessoas, aproximadamente.

“Temos vagas nos abrigos e refeições para quem, infelizmente, está em situação de rua. Importante ressaltar que enquanto outras prefeituras intensificam às ações de atendimento às pessoas em situação de rua nessa época, aqui em Florianópolis, esse trabalho é realizado durante o ano todo,” explica a Secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart.

A população também pode ajudar

Caso uma pessoa seja encontrada em situação de vulnerabilidade, a equipe de Sensibilização, um dos grupos de abordagem, pode ser acionado pelo telefone (48) 3223.8566, das 8h às 20h, para que agentes possam ir até o local e oriente o indivíduo acerca dos serviços oferecidos pela Prefeitura.

Não dar esmolas também é uma forma de evitar que a população de rua permaneça vulnerável e resista aos serviços prestados por profissionais capacitados.

Lista dos abrigos da Prefeitura

  • Projeto Passarela da Cidadania;
  • Albergue Noturno Manoel Galdino;
  • Serviço de Acolhimento para Pessoa em Situação de Rua (Abrigo Centro);
  • Serviço de Acolhimento para Pessoa em Situação de Rua (Casa de Apoio Capoeiras – Continente);
  • Casa de Passagem para Pessoa em Situação de Rua (Centro);
  • Casa de Passagem para Mulheres Vítimas de Violência e em situação de Rua;
  • Abrigo no Jardim Atlântico.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger