Abertas inscrições para o projeto Incentivando Talentos em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/06/2017 - 10:06 - Atualizada em: 20/06/2017 - 11:13

Por Heloísa Jahn | Foto Eduardo Montecino

O desenvolvimento de aptidões na área artística e cultural, principalmente de crianças e adolescentes, tem um impulso a mais na cidade. Desde 2006, Jaraguá do Sul conta com o programa Incentivando Talentos, que oferece bolsas de estímulo à cultura, e terá sequência nesse ano com o atendimento de cerca de 220 alunos.

Com edital de 2016 encerrado em maio, a Prefeitura agora trabalha em uma nova edição. As inscrições para entidades culturais interessadas em prestar serviços nas áreas de literatura, expressão cultural, circo, teatro, música, dança, artes visuais e artes plásticas estão abertas e seguem até o dia 7 de julho. Já o edital para a inscrição dos alunos está sendo elaborado, conforme garante a secretaria de Cultura e Esporte, Natália Lúcia Petry.

Natália explica que a iniciativa destina R$ 290 mil para bolsas para cerca de 220 alunos durante um ano. O valor máximo é R$ 110. “É com certeza uma ação muito importante já que o programa atende muitas crianças e adolescentes e, como o nome mesmo diz, incentiva esses talentos. É um ganho para a comunidade”, enfatiza.

dança crianças talentos - em (1)

Projeto oferece bolsas em atividades culturais, como a dança, pelo período de um ano | Foto Eduardo Montecino

Para a secretária, a continuidade desse programa mostra que a secretaria e administração municipal estão conseguindo manter ações tradicionais, apesar da falta de orçamento para o setor. Natália afirma que as aulas devem iniciar em setembro, após credenciamento das entidades e seleção dos alunos. Este último ela comenta que deve “seguir critérios de desenvolvimento humano e não apenas renda”.

Podem se credenciar no programa instituições sem fins lucrativos com domicílio, sede e atividades culturais comprovadas no município e que ofereçam serviços de acordo com o edital, disponível no site . A ficha, disponível no site, deverá ser entregue na Diretoria de Cultura, na avenida Getúlio Vargas, 405, em horário de atendimento da instituição, até o dia 7 de julho.