Abandono de pit bulls nas ruas de Joinville preocupa o Centro de Bem-Estar Animal

Foto Ilustrativa/ Unsplash

Por: Thomas Madrigano

01/09/2021 - 14:09 - Atualizada em: 01/09/2021 - 14:31

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville abriga atualmente 64 cães que sofreram maus-tratos. Desses animais, uma raça tem aparecido com frequência no local: o pit bull.

“O abandono de pit bulls na nossa cidade é muito grande. Recebemos, por semana, de oito a dez pedidos de resgates de pit bulls soltos pelas ruas de Joinville”, alertou a gerente do CBEA, Marisa Fock.

Segundo Marisa, a principal causa desses abandonos é a irresponsabilidade das pessoas que adquirem um pit bull sem conhecer as peculiaridades da raça.

“Ele é um cachorro que precisa de espaço para correr e soltar suas energias. O animal cresce, as pessoas mantêm ele confinado e o cão fica agressivo, por falta de exercício físico e outros cuidados que ele precisa ter”, explicou a gerente.

Atualmente, seis pit bulls estão abrigados no CBEA, todos disponíveis para adoção. Para a guarda responsável, a raça tem exigências diferenciadas de outros cães que estão no local. Alguns deles não devem ser adotados por pessoas que possuem outros animais de estimação ou crianças em casa.

“E o muro tem que ser alto, porque ele escala um muro de 2 ou 3 metros de altura com facilidade”, explicou Marisa.

A recomendação – não é uma exigência – para doações é que a pessoa tenha residência própria. “Vemos frequentemente nas redes sociais os comunicados de pessoas que estão se mudando e dizem que não podem levar o animal de estimação junto. Então, preferencialmente, doamos para quem tenha residências própria”, disse a gerente do CBEA.

As pessoas que adotam um animal do CBEA assumem a responsabilidade de cuidar do animal em todas as etapas da vida, com princípios básicos de saúde física e mental, que incluem desde cuidados com alimentação adequada, higiene, vacinação, cuidados veterinários, além de carinho e atenção.

Adote um Amigo

A feira virtual Adote um Amigo, realizada pelo Centro de Bem-Estar Animal de Joinville, é realizada de forma permanente.

Os interessados em adotar um animal devem preencher o formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Joinville. No link, é possível conhecer alguns dos animais que aguardam por um novo lar.

Após a inscrição, os candidatos podem visitar o CBEA para conhecer e se adaptar aos animais, com a orientação da equipe de cuidadores da unidade. As visitas podem ser agendadas de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h.

Os animais recolhidos pelo CBEA recebem acompanhamento veterinário, passam por exames, recebem microchip, são castrados e vacinados.