A prevenção é mesmo o melhor remédio para a saúde bucal?

Foto OCP News

Por: Rosana Ritta

04/09/2018 - 14:09 - Atualizada em: 04/09/2018 - 14:37

Quando se trata de saúde bucal, a maioria das pessoas pensa da seguinte maneira: o tratamento é demorado e caro.

Tendo como base que a prevenção, realmente, é o melhor remédio, o casal de odontologistas, Arnaldo Sant’Anna Filho e Carolina Novaretti Sant’Anna, da clínica Barra Odonto, localizada em Jaraguá do Sul, uniu-se a um grupo nacional denominado Qualidade em Saúde, que tem como foco principal a prevenção.

Ambos aplicam estes conhecimentos e esta filosofia na clínica, onde os cuidados começam ainda na infância e, conforme destaca Carolina, o objetivo é atender ao paciente como um todo, focando na saúde geral do ser humano, e não apenas da boca.

Foto OCP News

“A prevenção é justamente para que a gente não fique perdendo tempo e dinheiro”, destaca Arnaldo, lembrando que alguns tratamentos podem arrastar-se por anos. Aí reside a importância do diagnóstico precoce!

A identificação com o grupo Qualidade em Saúde, destacam os profissionais, que são casados e trabalham juntos há 12 anos, ocorreu justamente em função deste objetivo macro de atender aos clientes. Agora, eles integram a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal que ocorre durante este mês de agosto.

O maior desafio dos profissionais é despertar esta conscientização no seu público.

“As pessoas ainda vêem o dentista como um doutor que cura, como um arrancador de dente. Não como aquele que pode prevenir doenças, não só as da boca como as doenças sistêmicas”, destacam.

E a ideia é disseminar esta prática também nas empresas, fechando parcerias. Pois, como lembra a profissional Carolina, se o colaborador não ficar doente, ele não faltará ao trabalho. Com isso, a saúde pública também ganha.

“Com a prevenção, conseguiremos reduzir não somente as doenças da boca, mas as doenças do nosso corpo.”

Para ela, conhecer o paciente e seu histórico de vida faz parte do tratamento. Levá-lo a se preocupar em cuidar da saúde bucal é um trabalho de conscientização. Entre os diferentes tratamentos que a Barra Odonto oferece está o #checkuppreventivodigitalodontológico.

Este minucioso exame prevê a manifestação de doenças bucais e evita o surgimento de outros males do corpo. Realiza vigilância e acompanhamento continuado em todas as idades.

“Queremos recuperar a autoestima da pessoa devolvendo-lhe o sorriso, o sentimento de felicidade. Queremos entender as necessidades da pessoa. Desta forma, conseguiremos fechar um diagnóstico completo. Entender o que a pessoa está passando e oferecer o melhor tratamento para ela é nosso objetivo”, conclui Arnaldo.

Câncer bucal atinge mais de 14,7 mil pessoas por ano

O Ministério da Saúde aponta que o Brasil tem a terceira maior incidência de câncer bucal do mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. São mais de 14,7 mil novos casos registrados por ano no Brasil, a maioria entre homens, com mais de 5,4 mil mortes por ano.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), além do câncer bucal, o Brasil ainda sofre com uma série de outros problemas bucais: cerca de 56% das crianças com 12 anos têm dentes cariados.

As estatísticas também apontam que mais de 90% da população mundial vai sofrer alguma forma de doença bucal em suas vidas, que vão desde cáries, doenças periodontais a câncer oral.

Foto OCP News

Com o slogan “Não deixe o câncer bucal estragar seu sorriso”, o grupo Qualidade em Saúde lança neste mês de agosto campanha sobre saúde bucal estimulando a prevenção e o diagnóstico precoce. A campanha lembra que por ser uma doença silenciosa, a visita periódica ao dentista é essencial para o diagnóstico adequado.

O que é o grupo qualidade em saúde:

  • Trata-se do maior grupo de dentistas da América Latina, reunindo especialistas das mais diversas áreas da odontologia.
  • São aproximadamente 1.000 unidades em todo o Brasil, que compartilham os mais rígidos padrões de excelência.
  • O grupo tem profissionais em mais de 150 cidades em 18 Estados e o Distrito Federal.

Fatores de risco do câncer bucal:

  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Vírus HPV
  • Falta de higienização e cuidados bucais
  • Alimentação pobre em vitaminas e minerais

Principais sintomas:

  • Feridas que nunca cicatrizam na boca
  • Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca e parte interna das bochechas
  • Caroços no pescoço
  • Rouquidão persistente

Cuidados bucais e preventivos:

  • Escovar bem os dentes, de duas a três vezes ao dia
  • Usar fio dental diariamente
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental que contenha flúor
  • Ir regularmente ao dentista

A clínica Barra Odonto fica na Rua Feliciano Bortolini, 1.040, na Barra do Rio Cerro. Os telefones para contato são: (47) 3376-4515 | 9 9250-4515.

Foto OCP News

Quer receber as notícias no WhatsApp?