Pode tirar o casaco mais quente do armário porque a previsão é de frio intenso e até neve neste fim de semana. O avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e Uruguai pode fazer nevar em Santa Catarina neste sábado (19) e domingo (20). A previsão do Sistema Epagri/Ciram destaca o declínio acentuado na temperatura no decorrer da tarde e noite de sábado.

Conforme a meteorologista Marilene de Lima, a combinação de umidade e temperatura baixa trazem pequena chance de neve no final da tarde e noite no Planalto Sul, para as áreas altas da região.

“O tempo, encoberto com chuva principalmente na região da Grande Florianópolis e ao norte do estado, melhora no decorrer da tarde em quase todas as regiões, com o avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e Uruguai. No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul a chuva fraca retorna entre a tarde e noite”, antecipa.

A formação de um ciclone no oceano é que dará suporte à ocorrência de neve.

Geada e neve no domingo

No domingo, a previsão é de muitas nuvens com chuva fraca na madrugada e início da manhã no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado, predomínio de sol com poucas nuvens na maior parte do dia.

“A temperatura se mantém baixa, com formação de geada nas áreas altas do estado. No Planalto Sul, a combinação de umidade e temperatura baixa mantém chance de neve na madrugada, para as áreas altas da região. No decorrer do dia, a temperatura aumenta gradativamente”.

O vento será mais intenso e persistente no Litoral, devido à presença do ciclone extratropical sobre o oceano.

Para o período de 21 a 30 de maio, a tendência é tempo firme, com sol e umidade relativa do ar baixa (seco) na maior parte do período. A temperatura baixa na madrugada favorece a formação de geada nas áreas altas de SC nos dias 21, 22 e 23. Entre os dias 28 e 29, a chuva retorna, com volumes pouco significativos, ao Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.

Foto de capa: Meteorologia Portugal